Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  23/02/2024 - por Ivânia Vieira



A UFAM entre a inquisição e a missão da universidade pública



 

O novo selo da Universidade Federal do Amazonas – “conhecimento para a vida, conservação para o futuro” – formula compromissos fortes e nos coloca diante da exigência de ver, sentir e agir a UFAM. A marca lançada na comemoração dos 115 anos de vida da instituição, em janeiro deste ano, contrasta com uma universidade cada vez mais ancorada na lógica produtivista global e suas ramificações nacional/regional/local.

 

Na UFAM, vive-se um tempo de naturalização do desrespeito à história de vida da comunidade acadêmica. Professores/as, pesquisadores/as, cuja atuação na expansão da universidade, formação de centenas de estudantes, produção do conhecimento, manutenção do intercâmbio intelectual nacional e internacional, é inegável, hoje são tratados como obstáculos a serem varridos. Alguns até já foram.

 

Nas salas da tomada de decisão, o pensar produtivista ganha corpo e determina as regras do jogo de um nocivo modelo de participação. Encurralada, a universidade pública expressa o ataque voraz do capital e torna-se cada vez mais uma banca de mercadoria gigantesca. O produtivismo reivindica o tempo da pressa na produção, o não debate e tem ojeriza ao diálogo, por isso se justifica no aplauso à decisão sem a reflexão mais coletiva. Os encaixados compõem o time que estabelece a política de atuação por áreas e departamentos. A unidade da universidade, sem ignorar a importância do pensar diverso, está estraçalhada e, nós, convocados a ser robôs de certa inteligência.

 

Que universidade estamos pensando na Amazônia? Ou qual espaço na configuração atual para pensar a missão da universidade na Amazônia, na Pan-Amazônia? Para o professor Henrique Tahan Novaes, a multiplicação de Universidades Populares na América Latina é algo imprescindível neste momento histórico de profunda regressão social.

 

Em “Da Universidade Necessária à Universidade para além do capital” (Cultura Acadêmica, 2022), Novaes alerta que “o direito a ser cientista vem sendo questionado. O direito à educação pública vem sendo questionado. Ao que tudo indica, o irracionalismo é a base que fundamenta a nova expansão do capitalismo financeirizado. Ele é imprescindível para amalgamar a sociedade da barbárie. Para nós, a produção de ignorância é fundamental para fazer avançar a agenda do capital monopolista”.

 

E prossegue: “se isso é verdade, uma nova inquisição e uma nova faxina teórica ganharão impulso. As fogueiras para queimar todos aqueles que dizem a verdade serão acionadas. A Universidade Pública será colocada na fogueira” (como está a UFAM). “Aliás, essa fogueira já existe. Uma rápida pesquisa na internet permitirá ao leitor verificar que inúmeros professores da Educação Básica e do Ensino Superior foram expulsos ou perseguidos nos últimos anos. Reitores eleitos não foram indicados.

 

E para a construção de uma sociedade para além do capital, a universidade pública deverá mudar radicalmente o seu papel, no ensino, na pesquisa e na extensão. Que o selo dos 115 anos da UFAM – conhecimento para a vida, conservação para o futuro – grude na comunidade acadêmica e ecoe nas tomadas de decisões, senão a vida permanecerá ameaçada e a conservação apenas uma palavra sem efeito.

 

*Ivânia Vieira é docente da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da UFAM. 

** Artigo publicado originalmente no site A Crítica , em 21.02.2024. 







Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL