Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   




Colégio cancela prova com crítica a Bolsonaro e alunos protestam



Data: 14/09/2019

A direção do colégio Loyola de Belo Horizonte cancelou,
na semana passada, a aplicação de uma avaliação que seria aplicada a alunos do 2º ano do Ensino Médio, por nela conter dois textos que criticavam o governo de Jair Bolsonaro. Os textos foram escritos pelo ator, apresentador e roteirista, Gregório Duvivier e pelo cientista político Mathias Alencastro e haviam sido publicados, em agosto, no jornal Folha de S. Paulo.

As informações de alunos, coordenadores e professores é de que a direção da escola atendeu a pedidos de alguns pais de alunos que alegaram que os textos tinham conteúdo partidário e inadequado para adolescentes.

Mas, alguns alunos discordaram e emitiram nota à escola publicada em redes sociais, com cerca de 400 assinaturas, rechaçando a ação repressora: “O teste que conta com sete questões de múltipla escolha e três discursivas, foi alvo de críticas não apenas de algumas famílias, como de pessoas mal intencionadas, que disseram encontrar, em um dos textos presentes na avaliação, uma suposta tentativa de “doutrinação marxista”.

A direção da escola declarou que o teste havia sido cancelado por critérios técnicos e seria substituído por uma nova que conteria textos com outras visões políticas.

O episódio nada mais é do que uma ação de censura e visa claramente a atingir somente a um espectro do cenário político. Aquele que, de alguma forma, critica, minimamente, a política da direita golpista que assola o país.

É exatamente esta finalidade do projeto da “Escola sem partido” que o governo Bolsonaro traz para a educação. Um projeto que visa fazer propaganda da política fascista e reacionária da extrema-direita. Projeto que é a escola com fascismo, onde há um policiamento constante. Essa política reacionária que é contrária à liberdade de pensamento, pleno desenvolvimento intelectual e conhecimento científico.

Fonte: causaoperaria.org com edição da ADUA-SSind.


Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL