Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   




CNPq não tem verba para bolsas após mês de agosto



Data: 30/08/2019

Caso os recursos não sejam liberados para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), as mais de 80 mil bolsas de pesquisa mantidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ligado à pasta, serão suspensas a partir de setembro deste ano, em um verdadeiro apagão na ciência do país. No próximo quinto dia útil, o CNPq fará o pagamento referente à folha de agosto. A partir de então, não há qualquer horizonte traçado, diante do esgotamento de recursos disponíveis em caixa.

"Após esse pagamento, se não houver recomposição orçamentária, não haverá mais recursos para pagamento das bolsas atualmente em curso", afirmou o CNPq em nota na tarde de terça-feira (27). O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, vem afirmando publicamente, nos últimos meses, que só tem recursos para pagar os incentivos "até setembro" e que está pedindo uma liberação de verba do Ministério da Economia.

O CNPq é um das principais agências de pesquisa científica e tecnológica do país, ofertando bolsas a alunos da educação básica, graduação, pós-graduação, recém-doutores e pesquisadores experientes no país e no exterior. Além disso, o conselho investe em projetos de pesquisa e nas ações de divulgação científica e tecnológica no país. Essas ações, no entanto, também estão prejudicadas.

Cerca de 300 eventos científicos que já haviam sido aprovados pelo CNPq tiveram o incentivo cancelado por falta de dinheiro. Na linha de eventos com foco mundial, 14 projetos tinham sido referendados e esperavam o recurso federal. Há também outras duas linhas, eventos nacionais e regionais, com projetos aprovados.

Uma outra chamada do mesmo edital, que estava na fase de análise das propostas, também foi cancelado. No total, o CNPq iria aportar cerca de R$ 15 milhões em divulgação científica, nas mais diversas áreas, inclusive nas que o governo diz priorizar, como engenharia, medicina e tecnologia. Neste ano, a agência também cancelou a concessão de novas bolsas de pesquisa.

Atualmente, há 83.405 bolsistas em todo o país de iniciação científica e pós-graduação nas 27 Unidades da Federação e em 25 países.

Fontes: Em.com e O Globo com edição da ADUA-SSind.


Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL