Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   




Universitários mantêm ocupação de Casa do Estudante em Parintins



Data: 21/11/2018

Estudantes do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) estão ocupando, desde a tarde do último dia 19, a Casa do Estudante no município, por tempo indeterminado. Os universitários reivindicam o chamamento dos alunos selecionados para morar no espaço e a vinda imediata deles para a Casa.

“De 50 a 70 estudantes estão se revezando na ocupação para que ninguém seja prejudicado, o que a gente quer é que de fato a casa seja entregue aos acadêmicos, porque tem dois anos que está nessa enrolação”, explicou o estudante de Jornalismo, representante dos estudantes no Conselho Diretor (Condir), e membro do Conselho Universitário (Consuni), Arcenildo de Souza Macedo. A Casa do Estudante foi inaugurada em junho de 2017, pela então reitora, Márcia Perales, mas nunca funcionou de forma efetiva.

De acordo com Arcenildo, 114 estudantes foram selecionados para ocupar o espaço. Os estudantes são de localidades como Boa vista do Ramos, Maués, Manicoré e Rondônia. “Os estudantes estão vivendo pagando aluguel com toda dificuldade, e já teve registro de vários acadêmicos que tiveram que desistir do curso de Parintins, porque não tem condições de se manter aqui”, disse.

O estudante afirmou que a Reitoria alega que a Casa não foi liberada para uso porque falta construir um muro atrás do prédio. “Essa é a alegação da reitoria, para proteção, mas se isso fosse questão de impedimento, a Ufam não funcionava, porque a Ufam não tem muro atrás”, afirma.

O representante dos estudantes no Condir afirmou que está agendada, para a tarde desta quarta-feira (21), uma reunião dos estudantes que estão ocupando a Casa para tratar do assunto com a diretora do Departamento de Assistência Estudantil (Daest), Mônica Barboza, e a pró-reitora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propesp), Selma Baçal. “A princípio a gente já tomou a posição que, independente do que elas falarem, nós vamos continuar porque esse isso já se arrasta há tempos. O que nós queremos para encerrar a ocupação é o chamamento das pessoas selecionadas e a vinda imediata para cá”, afirmou.

Sobre o caso, o Daest divulgou a seguinte nota:

"O DAEST vem, ao longo deste ano, mantendo diálogo e realizando reuniões com direção e estudantes do ICSEZ de Parintins acerca do processo de ocupação da RUNI, a qual foi inaugurada no final do 1º semestre de 2017, contudo, não foi imediatamente ocupada por razões que envolvem a seleção via Edital e necessidade de ajustes estruturais no prédio. As etapas de ocupação vêm sendo devidamente cumpridas, uma vez que foi aberto, em agosto passado, Edital 002/2018, dos Auxílios Acadêmico, Moradia e RUNI. Concomitante a esse processo de abertura de Edital, foi providenciada, pelo DAEST e assinada pelo Magnífico Reitor, a Portaria que estabelece as diretrizes para construção do respectivo regimento da RUNI, este última sendo competência do ICSEZ. A implementação do Edital foi realizada no dia 05 de novembro, e, conforme o mesmo, o prazo para entrada na RUNI pelos estudantes aprovados seria a partir de 15.10. Ressaltamos que o Edital é claro ao citar que enquanto os aprovados ainda não estivessem na RUNI receberiam o Auxílio Moradia. E assim será: o pagamento referente aos meses de outubro e novembro dos Auxílios Acadêmico e Moradia será realizado em dezembro próximo. Existe o Adendo 001 do Edital que garante esse pagamento retroativo. Quanto à entrada na RUNI, a diretora do DAEST em reunião com os estudantes do ICSEZ no dia 08.11 informou que a Direção da Unidade juntamente com a Pró Reitoria de Gestão de Pessoas e o Reitor já estariam verificando a data definitiva de ocupação da RUNI pelos selecionados, e que essa data seria anunciada com certeza ainda em novembro. Ou seja, as etapas do Edital estão sendo cumpridas e o DAEST jamais se fechou ao diálogo, este sendo a força motriz de nosso trabalho! Enfatizamos que existe um Edital em vigor e este é soberano! Assim, os estudantes selecionados por este instrumento legal são os que têm direito a morar na RUNI, e o direito destes em nenhum momento foi ou está sendo desrespeitado! Todas as etapas estão sendo cumpridas dentro dos princípios que regem a Administração Pública.O DAEST estará amanhã, representado por sua diretora, reunindo com os estudantes na RUNI do ICSEZ, a fim de escutá-los e buscar resolver, dentro dos parâmetros legais, a situação ora instaurada!"

Fonte: ADUA


Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL