Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   




Reunião conjunta dos Setores das Ifes, Iees e Imes define série de encaminhamentos



Data: 22/10/2018

A reunião dos Setores das Instituições Federais de Ensino (Ifes) e Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes) realizada, na última quinta-feira (18), em Brasília, deliberou diversos encaminhamentos destinados a combater o projeto fascista e de extrema direita difundido pelo país. Segundo o Relatório do Encontro, a elaboração de campanha de cards pela imprensa do ANDES-SN contra o fascismo; de entrevista com pessoas torturadas, historiadore(a)s e outros professore(a)s para a confecção de matérias e cards contra o fascismo; a produção de pequenos vídeos de “um minuto” contra as tendências fascistas e em defesa da democracia; assim como pinçar pontos do programa do candidato Bolsonaro que se opõem às deliberações do ANDES-SN e produzir cards sobre educação, escola sem partido, Paulo Freire, mulheres, lgbtti e questão ambiental foram alguns dos encaminhamentos da reunião.

Os presentes deliberaram ainda pela intensificação das ações para esta quarta-feira (24), realizando panfletagens em defesa dos Serviços Públicos, contra a Emenda Constitucional 95 e a terceirização e em defesa da aposentadoria pública e pelas liberdades democráticas. Devem ser convocadas também assembleias comunitárias nas Universidades, CEFET e Institutos Federais para a realização de atividades de enfrentamento ao fascismo, construindo comitês e frentes em defesa da democracia e contra o fascismo.

A participação em frentes suprapartidárias, antifascistas e em defesa da democracia nos estados e instituições de ensino; a construção e participação nos atos das Mulheres convocados para o último sábado (20) com o #EleNão; a reafirmação nos materiais da defesa da Educação pública, gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada; o posicionamento contrário a retirada de direitos; pela revogação da EC/95 e da terceirização e em defesa da aposentadoria pública e das liberdades Democráticas também integram a série de encaminhamentos.
 
Nos próximos dias, também deve ser disponibilizada, no site do ANDES-SN, uma lista de filmes de referência contra o fascismo. O enfrentamento ao fascismo deve levar os Conselhos Superiores das instituições de ensino, a emitirem posição sobre a conjuntura, contra o fascismo e em defesa da democracia.

A viabilidade de construção de um Informandes especial (on line) sobre fascismo e ditadura também vem sendo estudada. A Assinatura da carta das entidades da educação a ser enviada à(o)s candidato(a)s Fernando Haddad e Manuela D’Ávila explicitando o projeto de educação defendido pelas entidades; e a participação no debate com Fernando Haddad e Manuela D’Ávila, no Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro, na última sexta (19) para apresentação do projeto de educação do ANDES-SN complementaram as deliberações.

A próxima reunião do setor das IFES será realizada nos dias 3 e 4 de novembro, conforme convocatória enviada por meio da Circular nº 314/18.

Fonte: ADUA-SS


Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL