Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  17/03/2020


Sindicato Nacional emite nota de solidariedade à(o)s técnico(a)-administrativo(a)s e trabalhadore(a)s terceirizado(a)s



NOTA DO ANDES-SN DE SOLIDARIEDADE AOS(ÀS) TÉCNICO(A)S-ADMINISTRATIVO(A)S E TERCEIRIZADO(A)S


Os setores das IFES e IEES/IMES do ANDES-SN, reunidos durante os dias 14 e 15 de março de 2020, para debater a construção da greve da categoria, após análise da conjuntura que considerou os impactos da redução de investimentos públicos na educação e na saúde a partir da Emenda Constitucional nº 95/16, assim como os efeitos da pandemia gerada pelo novo Coronavírus (COVID-19), convoca toda a categoria a manter a mobilização.


A reunião conjunta dos setores das IFES e IEES/IMES do ANDES-SN vem por meio desta nota manifestar sua solidariedade à(o)s técnico(a)-administrativo(a)s e trabalhadore(a)s terceirizado(a)s das universidades, IF e CEFET, que estão sendo tratado(a)s de modo desigual em relação à categoria docente na política de suspensão das atividades dessas instituições como medida de contenção da pandemia do novo Coronavírus.


Entendemos a suspensão temporária das atividades dessas instituições (com a manutenção de atividades essenciais, como o funcionamento dos hospitais universitários) como uma medida fundamental para o combate à disseminação do vírus, mas que deve contemplar todo o conjunto do trabalho das categorias que constroem cotidianamente as instituições de ensino público, não se restringindo somente às atividades da categoria docente, como aulas, reuniões e eventos. Técnico(a)s e terceirizado(s) são partes fundamentais para o funcionamento das universidades, IF e CEFET, e sua saúde deve ser protegida.
 

A pandemia mundial do novo Coronavírus tem exposto, de modo mais intenso, a crise do capital e o descaso com a vida da classe trabalhadora. No Brasil, onde a pandemia encontra-se apenas no seu início, a letalidade do vírus pode se intensificar, em decorrência da falta de investimento no SUS, uma vez que o tratamento para os casos mais graves demanda disponibilidade de leitos, respiradores, entre outros equipamentos. A situação de desinvestimento na saúde e em outros serviços públicos é consequência imediata da EC-95, que impõe o chamado “teto dos gastos”. Essa desresponsabilização pode causar a morte de muita gente, em especial da classe trabalhadora.


Nesse cenário de crise disparada pela pandemia, reafirmamos o compromisso do ANDES-SN com a defesa dos direitos da classe trabalhadora à saúde pública de qualidade!


Que as reitorias das instituições que suspenderam as aulas suspendam imediatamente as atividades de TAE e terceirizado(a)s nas universidades, IF e CEFET! Em defesa do(a)s servidore(a)s e dos serviços público(a)s! Pela revogação da EC-95!


Brasília (DF), 15 de março de 2020
ANDES-SN



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL