Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  15/03/2024


Sindicalizadas e sindicalizados à ADUA votam contra indicativo de greve nas Ifes



 

 

Por 36 votos contrários, 28 favoráveis e 10 abstenções, as e dos docentes sindicalizadas e sindicalizados à ADUA não aprovaram o indicativo de greve nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). O tema foi discutido em assembleias realizadas nos seis campi da Universidade Federal do Amazonas (Ufam): Coari, Benjamin Constant, Humaitá, Itacoatiara, Manaus e Parintins.

 

O 42º Congresso do ANDES-SN, realizado de 26 de fevereiro a 1º de março, aprovou a construção da greve nas Ifes e do setor da Educação, no primeiro semestre de 2024, com vistas à paralisação unificada do funcionalismo público federal, indicando a realização de uma rodada de assembleias de base para definição sobre o indicativo. Os resultados das assembleias de todo país, inclusive da ADUA, serão levados para avaliação na próxima reunião do Setor das Ifes, no dia 22 de março. A Seção Sindical será representada pelo presidente, Jacob Paiva.

 

 

Entre diversas falas feitas durante a AG da ADUA em Manaus, foi destacado que há uma série de motivações para greve como os sucessivos cortes nos orçamentos das Ifes; a precarização das universidades, as péssimas condições do trabalho docente e o impacto negativo desses e de outros fatores no ensino/pesquisa/extensão, mas que falta a participação docente.

 

“Temos motivos, mas não temos pessoas, não temos condições de levar a frente o movimento sozinhos”, comentou a professora Roberta Andrade (IFCHS). A professora Rielva Nascimento (ICE) também avaliou que é preciso chamar mais professoras e professores a se somarem à luta. “Não temos condições, precisamos intensificar a mobilização, mostrando a precarização do nosso trabalho, e que a luta é conjunta, precisamos de um movimento maior”, disse.   

 

 

Considerando essas e outras razões, as e os presentes na Assembleia decidiram buscar a participação de mais docentes da Ufam. Um dos encaminhamentos foi a criação de um Comando de Mobilização (CM) formado já durante a assembleia. Até o momento, compõem o CM: Raimundo Nonato Silva; Ivânia Vieira (FIC); José Alcimar de Oliveira (IFCHS); Roberta Andrade; Jeferson Pereira (IFCHS); Jorge Catique (ICE), Cinthya Oliveira (ICB) e todos os sete membros da Diretoria da ADUA. Este Comando organizará um calendário de atividades a ser desenvolvido no retorno das aulas.

 

Também foi aprovada durante a AG: mobilizar cada unidade a produzir um dossiê com textos, fotos e vídeos sobre a precarização do trabalho docente na Ufam; realizar oficina de faixas e cartazes na tarde do dia 21 (quinta-feira), na ADUA; organizar um ato contra a precarização do trabalho na Ufam no dia 22 (sexta-feira), às 8h, no Bosque da Resistência, com o convite à imprensa para cobertura; e finalizar com a entrega do dossiê produzido pelos e pelas docentes do curso de Geociências/ICE para a Administração Superior.

 

 

No ponto de pauta sobre a composição do GT de Multicampia e Fronteira foram indicadas e indicados: Charles Falcão (ISB/Coari); Audirene Cordeiro, Patrício Ribeiro e Gladson Hauradou (ICSEZ/Parintins); Tarcísio Cruz (IEAA/Humaitá); Célia Maia, Solano Guerreiro, Max Costa e Jarliane Ferreira  (INC/Benjamin Constant); Raimundo Nonato Silva (IFCHS/Manaus). A Diretoria da ADUA, em breve, também fará uma indicação de membro para o GT.

 

A criação do GT Multicampia e Fronteira do ANDES-SN foi aprovado durante o 42º Congresso do Sindicato com o objetivo de tratar de forma adequada temas como carreira, saúde, ensino, pesquisa, extensão, organização e mobilização sindical, entre outros temas envolvidos nas situações de multicampia e fronteira. Esse foi um dos encaminhamentos feitos no Congresso relativos ao trabalho docente em territórios de difícil fixação.

 

 

Na Assembleia Geral da ADUA em Manaus, as e os docentes aprovaram ainda a publicação de uma moção de apoio à greve dos Técnico-administrativas(os) em Educação (TAEs) da Ufam. A categoria deflagrou greve na última segunda-feira (11) e programaram iniciar a parada das atividades a partir da próxima segunda-feira (18).

 

Confira as informações sobre as assembleias:

 

 

 

contrários

favoráveis

abstenções

presentes

ISB/Coari

0

11

1

12

ICET/Itacoatiara

9

4

4

17

ICSEZ/Parintins

Recomendação de mais debate

8

INC/Benjamin Constant

11

0

0

11

IEAA/Humaitá

0

11

3

14

Manaus

16

2

2

27

Total:

36

28

10

89

 

 

 

 

 

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL