Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  01/03/2024


42º Congresso do ANDES-SN encerra na sexta (1) em Fortaleza



 

No último do 42º Congresso do ANDES-SN, os(as) pouco mais de 600 docentes finalizaram a discussão do Plano Geral de Lutas e das Questões Organizativas e Financeiras. O encontro ocorre no auditório do Centro de Convivência do campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza (CE).

 

Pela manhã os(as) os(as) docentes, entre outras deliberações, aprovaram que o Grupo de Trabalho (GT) de Política Educacional produza avaliações sobre o Fórum Nacional de Educação e o Fórum Nacional Popular de Educação. O objetivo é buscar orientação para o debate no 67º Conselho do Sindicato Nacional (Conad), onde será definido o encaminhamento.

 

 

 

No período da tarde, a plenária retomou a discussão do Tema IV sobre Questões Organizativas e Financeiras do ANDES-SN. Antes da retomada dos debates, o Congresso recebeu o cantor Rodger Rogério, um dos principais compositores do Ceará e docente aposentado da UFC. Em seguida, foi anunciada a reincorporação do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (Adufc) ao ANDES-SN após 14 anos.

 

 

Também foi anunciado a criação de duas seções sindicais: O Sindicato dos Docentes da Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” (Sindfames) e a Seção Sindical dos Docentes da Universidade do Distrito Federal (SinDUnDF).

 

No final da tarde foi anunciado a sede do 43º Congresso do ANDES-SN. Vitória será a próxima cidade a receber o encontro. A presidente da Adufes, Ana Carolina Galvão, falou sobe a proposta e em seguida foi exibido um vídeo de apresentação da capital do Espírito Santo.

 

 

No decorrer da Plenária do Tema IV (Questões Organizativas e Financeiras), o Coletivo de Negras e Negros do ANDES-SN realizou um ato em apoio à diretora do Sindicato Nacional, Jacyara Paiva, que sofre uma ameaça de exoneração da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

 

No dia 28, foi aprovado o Plano de Lutas das Instituições Federais de Ensino (Ifes), e no dia anterior o Plano de Lutas do Setor das Instituições Estaduais, Municipais e Distrital de Ensino Superior (Iees/Imes/Ides). Iniciado na segunda (26), o encontro encerra nesta sexta (01).

 

Onze docentes da ADUA participam do Congresso, sendo delegados(as) Solano da Silva (INC), Raimundo Nonato (IFCHS), José Alcimar de Oliveira (IFCHS), Maria Audirene Cordeiro (ICSEZ), Ana Claudia Nogueira (IFCHS), Jocélia Barbosa (Faced) e Ana Cristina Belarmino (aposentada da FCA). E como observadoras Anete Rubim (FCA), Rosária do Carmo (ICE) e Célia Virgínia (INC), e observador, Patricio Ribeiro (ICSEZ).

 

 

Com tema central “Reverter as contrarreformas, em defesa da educação, dos serviços públicos, das liberdades democráticas e direitos sociais”, o Congresso conta com a participação de 632 pessoas, entre delegados/as (457) e observadores/as (132), de 83 seções sindicais, além de diretores(as) do ANDES-SN (36), convidados/as (7), jornalistas e assessores/as jurídicos. O Congresso teve início na segunda (26) e se estende até 1º de março (sexta).

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL