Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  22/01/2024


ANDES-SN emite nota de solidariedade e apoio à greve geral das(os) trabalhadoras(es) na Argentina



 

 

Trabalhadoras(es) argentina(os) convocaram para 24 de janeiro (quarta-feira) uma greve geral contra as políticas ultraliberais do governo reacionário de Javier Milei. No Brasil, atos em apoio estão sendo convocados em locais como Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. O ANDES-SN divulgou no dia 19 de janeiro uma nota de solidariedade ao movimento argentino.

 

O dia 24 de janeiro é à véspera da votação no Congresso argentino de um pacote de medidas de Milei que, se aprovado, tornará o trabalho na Argentina mais precário, aumentará as demissões, a pobreza e a inflação, e o país ficará ainda mais dependente internacionalmente.

 

Em nota, o Sindicato Nacional afirmou que “estas políticas comprometem não tão somente a sobrevivência material da classe e dos setores populares como também ameaçam às liberdades democráticas”. Leia o documento na íntegra:

 

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN DE SOLIDARIEDADE E APOIO À GREVE GERAL DOS TRABALHADORE(A)S ARGENTINO(A)S ARGENTINO(A)S

 

A Diretoria Nacional do ANDES-SN saúda o(a)s trabalhadore(a)s argentino(a)s, em particular os e as professoras, na jornada de luta e greve geral marcada para o dia 24 de janeiro de 2024, contra as políticas ultraliberais do governo reacionário Milei.

 

Os e as trabalhadore(a)s enfrentam um ataque redobrado que aponta a aprofundar a retirada dos direitos sociais assim como também privatizar as grandes empresas estatais construídas ao longo da história pelo povo argentino. O governo recém-eleito, fruto do fracasso dos governos de conciliação de classe em resolver minimamente os principais problemas dos e das trabalhadoras, lança uma ofensiva contra os elementos de Estado Social remanescentes na sociedade argentina, visando uma política de privatização e mercantilização geral em benefício dos grandes capitais monopolistas internacionais.

 

Estas políticas comprometem não tão somente a sobrevivência material da classe e dos setores populares como também ameaçam às liberdades democráticas. É um governo, como aquele que houve entre nós no Brasil, negacionista e que tenta reescrever a história do que foi a última ditadura fascista que deixou mais de 30 mil pessoas mortas e desaparecidas.

 

A luta da classe trabalhadora argentina é a luta de todes, todas e todos os trabalhadores do mundo, é a luta de todes, todas e todos os trabalhadores da “Nossa América”. Recebam um particular abraço os e as professoras argentinas que defendem a educação pública, gratuita, laica e socialmente comprometida na esteira do que foi o Movimento da Reforma de Córdoba que ainda hoje orienta nossas lutas por uma autêntica Universidade Latinoamérica. Lembramos e homenageamos o heroico povo argentino que brindou grandes personalidades para a luta pela libertação nacional e social como a inesquecível figura do “Che” Guevara e junto com ele dizemos: hasta la victória! siempre!

 

Brasília (DF), 19 de janeiro de 2024

Diretoria Nacional do ANDES-SN

 

Fontes: com informações do ANDES-SN e da CSP-Conlutas

 

Foto: Mundo Global/Reprodução



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL