Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  21/12/2023


Basta de violência: menina Yanomami é vítima de estupro nas proximidades de Casa de Apoio à Saúde Indígena



 

Na segunda-feira (18), uma criança Yanomami, de 11 anos, foi vítima de estupro coletivo nas proximidades da Casa de Apoio à Saúde Indígena Yanomami (Casai-Y), zona rural de Boa Vista (RR). Quatro indígenas são suspeitos do crime, sendo dois adolescentes, de 15 e 17 anos, e dois adultos de 21 e 27 anos. Além de estupro de vulnerável, a menina foi vítima de lesões corporais e embriagues. Entidades cobram proteção para a vida de crianças e mulheres indígenas. 

 

Em Nota de Repúdio, a Hutukara Associação Yanomami (HAY) classificou o fato como “violência absurda e inadmissível”.  A entidade também denunciou as precárias condições da Casai e cobrou a construção de uma Casa de Apoio à Saúde Indígena somente para as mulheres Yanomami. “Cobramos ações das autoridades governamentais a implementação de políticas de segurança e medidas de proteção para crianças, adolescente e mulheres Yanomami dentro desta casa que deveria ser um local de acolhimento saudável para pacientes e acompanhantes”.

 

A entidade frisou que diversos problemas relatados no relatório Missão Yanomami, produzido pelo governo federal, em janeiro deste ano, dentre eles a segurança, alimentação, superlotação e infraestrutura.  “A Casai em Boa Vista está superlotada, a capacidade é de cerca de 200 pessoas e tem mais de 700”, afirmou a Associação.  

 

A Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga) e outras entidades que atuam defesa dos povos indígenas repudiaram veementemente qualquer tipo de violência cometida contra as mulheres indígenas. “Pelo direito de existir sem violência, pelo direito das mulheres indígenas e proteção dos nossos corpos territórios”, afirmou a Anmiga.

 

Fontes: ADUA com informações de Hutukara Associação Yanomami, Anmiga e Relatório Missão Yanomami 

 

Foto: Editada com filtro desfoque; Imagem Original publicada no Relatório Missão Yanomami 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL