Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  15/12/2023


ADUA define delegação para o 42º Congresso do ANDES-SN



José Alcimar de Oliveira compartilhou experiência sobre o curso de Formação Política e Sindical (Foto: Sue Anne Cursino/ Ascom ADUA) 

 

No dia 14 de dezembro, em Assembleia Geral no auditório Professor Osvaldo Coelho, na sede da Seção Sindical, docentes sindicalizados(as) à ADUA definiram a delegação da Seção Sindical para o 42º Congresso do ANDES-SN, que será realizado de 26 de fevereiro a 1º de março de 2024, em Fortaleza (CE), com tema central “Reverter as contrarreformas, em defesa da educação, dos serviços públicos, das liberdades democráticas e direitos sociais”.

 

A programação terá como pauta: Tema I – Conjuntura e Movimento Docente; Tema II – Planos de Lutas dos Setores; Tema III – Plano Geral de Lutas; e Tema IV – Questões Organizativas e Financeiras.

 

Pela diretoria foi indicado como delegado o presidente da ADUA, professor Francisco Jacob Paiva. Para delegados(as) pela base foram eleitos(as) os(as) docentes Solano da Silva (INC), Raimundo Nonato (IFCHS), José Alcimar de Oliveira (IFCHS), Maria Audirene Cordeiro (ICSEZ), Ana Claudia Nogueira (IFCHS), Jocélia Barbosa (FACED) e Ana Cristina Belarmino (aposentada da FCA). Para observador foi escolhido o docente Patricio Ribeiro (ICSEZ), e como observadoras as docentes Anete Rubim (FCA), Rosária do Carmo (ICE) e Célia Virgínia (INC).

 

A deliberação considerou os resultados das votações nas assembleias descentralizadas presenciais realizadas nos campi fora da sede (ICSEZ, INC e IEAA), enviados por ata, seguindo a metodologia apresentada na convocatória da Diretoria, disponível aqui. 

 

A reunião foi iniciada com informes, dentre eles a participação da ADUA em eventos na sede do Sindicato Nacional em Brasília (DF), como o Curso Nacional de Formação Política e Sindical do ANDES-SN de 2023, e reunião dos GTs Carreira e de Política Educacional. Outro informe foi a participação da ADUA no VII Encontro de Comunicação e Arte e do II Festival de Arte e Cultura do ANDES-SN, de 07 a 10 de dezembro em São Luís (MA).

 

Também foi informado sobre ações de cobrança à administração superior da Ufam para a agilização das atividades das comissões sobre Estatuinte e de Segurança na Ufam, bem como sobre o Ponto Eletrônico.

 

Congresso

 

O 42º Congresso do ANDES-SN será realizado de 26 de fevereiro a 1º de março de 2024, em Fortaleza (CE), sob a organização da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará (ADUFC), com tema central “Reverter as contrarreformas, em defesa da educação, dos serviços públicos, das liberdades democráticas e direitos sociais”.

 
O encontro nacional terá como pauta: Tema I – Conjuntura e Movimento Docente; Tema II – Planos de Lutas dos Setores; Tema III – Plano Geral de Lutas; e Tema IV – Questões Organizativas e Financeiras.

 

Apresentações

 

A comissão organizadora do 42º Congresso do ANDES-SN convidou as e os participantes para ocuparem o encontro com apresentações musicais acústicas, estilo voz e violão, declamação de poemas, interpretações cênicas, performance corporal, dança, entre outros. Para organização da estrutura, foi solicitado o envio das propostas de intervenção artística e cultural até 06 de fevereiro.

 

Caderno de Textos

 

O prazo para envio das contribuições ao Caderno de Textos foi encerrado no dia 11 de dezembro de 2023; já os textos enviados de 12 de dezembro de 2023 a 1º de fevereiro de 2024 irão compor o Anexo ao Caderno de Textos, que será publicado até 16 de fevereiro. As orientações para o envio dos trabalhos podem ser conferidas aqui.

 

ADUFC

 

Esta será a terceira vez que a capital cearense sediará o congresso do ANDES-SN. A primeira vez foi em 1983, no II Congresso; e a segunda vez em 1999, no 18º Congresso.

 

Instância máxima de deliberação da categoria docente, nesta edição o congresso será realizado sob a organização da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará (ADUFC), representante sindical das e dos docentes das universidades Federal do Ceará (UFC), Federal do Cariri (UFCA) e da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

 

“A nossa seção sindical foi vítima dos atentados e dos prejuízos causados pelo Proifes, construímos uma luta de muita resistência para voltarmos ao ANDES-SN. Essa articulação local, da qual a ADUFC notadamente tem participado, reverbera na luta nacional. São exemplos recentes dessa mobilização o engajamento contra o projeto privatizante do Future-se e na jornada de lutas contra a PEC 32”, disse o presidente da ADUFC, Bruno Rocha.

 

 

Fonte: ADUA com informações do ANDES-SN 

 

Foto: Sue Anne Cursino/ Ascom 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL