Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  01/12/2023


ADUA assina nota pública em defesa da vida na Amazônia



 

Em conjunto com movimentos populares, sociais, estudantis e de docentes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) de Parintins, a ADUA assinou uma nota pública em defesa da vida na Amazônia, publicada no dia 21 de novembro de 2023. A intenção é protocolar o documento nos órgãos públicos competentes e repercutir nas redes sociais a cobrança por atuação efetiva.

 

O texto reúne as reivindicações da sociedade amazonense sobre a fumaça provocada por queimadas no Estado e que cobre várias cidades do Amazonas.

 

A nota foi um encaminhamento de mobilização ocorrido no dia 10 de novembro, em frente à Catedral Nossa Senhora do Carmo, no centro de Parintins, que reuniu diversas entidades e docentes da Ufam.

 

Além da ADUA, a nota foi assinada pela ONG Teia de Educação Ambiental e Interação em Agrofloresta, Grupo Ambiental Natureza Viva (GRANAV), FOPINECAF, Rally Ambiental, Associação de Mulheres Vitória Régia de Parintins, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e Diretório dos Centros Acadêmicos (DCA) do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ/Ufam).

 

Leia a nota a seguir na íntegra:

 

NOTA EM DEFESA DA VIDA NA AMAZÔNIA

AMAZONAS, FOGO E FUMAÇA

 

Nós, cidadãs e cidadãos do Amazonas, intoxicados por nuvens de fumaça, provocadas por queimadas ilegais em vários municípios do Estado EXIGIMOS que os PODERES PÚBLICOS e AUTORIDADES AJAM de FORMA JUSTA e IMEDIATA PARA SANAR O PROBLEMA.

 

A incompetência do Governo Estadual, da Gestão Municipal/local e a indiferença do Governo Federal são chocantes, estarrecedoras! Há semanas nuvens de fumaça cobrem várias cidades do Amazonas, com destaque para Manaus que se tornou uma das piores cidades do mundo para se respirar.

 

No Município de Parintins, conhecido nacionalmente por seu Festival Folclórico, a fumaça cinza e poluente encobre tudo, inclusive um de seus símbolos mais conhecidos como o famoso “Bumbóbromo”. Não adianta colocar a culpa no “El Ninõ”, na seca dos rios ou em estados vizinhos.

 

PRECISAMOS DE MEDIDAS CONCRETAS!

 

PRECISAMOS RESPIRAR!

 

Amazônia, 21 de novembro de 2023

 

 

 

Foto: Floriano Lins e ICSEZ/Ufam

 

Fontes: ADUA, com informações do Repórter Parintins

 

 

Leia também:

 

Manifestação em Parintins cobra ações contra queimadas na Amazônia



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL