Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  13/11/2023


Manifestação em Parintins cobra ações contra queimadas na Amazônia



 

No dia 10 de novembro, movimentos populares, sociais, estudantis e de docentes da Ufam em Parintins realizaram ato público em defesa da Amazônia, em frente à Catedral Nossa Senhora do Carmo, no centro da cidade. Docentes sindicalizados(as) à ADUA estiveram presentes na mobilização que chamou atenção para as consequências da estiagem e da fumaça das queimadas que atingem o município e outras cidades do Amazonas.

 

“Foi um momento de luta e mobilização muito importante, marcado pela presença de lideranças de movimentos sociais, de estudantes e professores. Também vamos nos unir para elaborar um projeto guarda-chuva na área da educação popular ambiental, envolvendo diferentes instituições do município”, afirmou a 2ª vice-presidente da ADUA e professora do ICSEZ, Maria Eliane Vasconcelos.

 

As entidades que se fizeram presentes na manifestação estão preparando uma nota pública para ser protocolada nos órgãos competentes para exigir atuação efetiva diante da atual situação vivida em Parintins. O documento também será divulgado nas redes sociais.

 

Outro problema enfrentado pela população parintinense é o consumo de água contaminada. Segundo informação divulgada na imprensa local, a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) encaminhou um ofício sobre uma avaliação técnica do Sistema Público de abastecimento de água no município de Parintins ao Ministério Público Federal (MPF), ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ao Ministério Público de Contas (MPC).  No documento é informado que dos 28 poços administrados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parintins (SAAE), 22 estão contaminados, com alta concentração de Amônia, Manganês, Ferro, Nitrato, Alumínio e Coliformes Totais e Fecais.

 

Na organização da manifestação estiveram representantes das entidades: TEIA, GRANAV, FOPINECAF, Rally Ambiental, Associação de Mulheres Vitória Régia de Parintins, Associação dos Docentes da Ufam (ADUA), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e Diretório dos Centros acadêmicos (DCA) do ICSEZ/Ufam.

 

 

Fotos: Floriano Lins e ICSEZ

 

Fonte: ADUA, com informações de Repórter Parintins. 

 

Leia também: 

 

Manifestação em Parintins cobra ações contra queimadas na Amazônia



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL