Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  09/11/2023


Ato em defesa da Amazônia é convocado para sexta-feira (10) em Parintins



 

Movimentos populares, sociais, estudantis e de docentes da Ufam convocam a população de Parintins (AM) para um ato público em defesa da Amazônia na sexta-feira (10), às 16h, em frente à Catedral Nossa Senhora do Carmo, no centro da cidade. A mobilização tem como mote “Quem cala, consente”, com objetivo de ser um "grito por socorro" e de chamar atenção para as consequências da estiagem e da fumaça das queimadas que atingem o município e outras cidades do Amazonas. A ADUA é uma das apoiadoras da manifestação.

 

“As áreas urbana e rural de Parintins foram afetadas por intensas ondas de fumaça, prejudicando a saúde da população, que foi obrigada a inalar fumaça dia e noite. Nos últimos dias, os níveis foram alarmantes, causando indignação na população que não pode silenciar diante disso. A construção desse ato público é para chamar a atenção para essas agressões à vida. Sofremos com a violência provocada, principalmente, pelas queimadas que consomem nossa biodiversidade amazônida”, afirmou a 2ª vice-presidente da ADUA e professora do ICSEZ, Maria Eliane Vasconcelos.

 

 

A educadora popular e pesquisadora de conhecimentos tradicionais da Amazônia, Fátima Guedes, defende que a educação popular ambiental, fundamentada nos princípios deixados pelo educador Paulo Freire, precisa ser inserida no currículo escolar do município e que é preciso construir projetos populares democráticos como estratégias para solucionar os problemas enfrentados. "A situação está caótica. Aqui não tem coleta com destinação correta dos resíduos sólidos e orgânicos. Não temos serviço de esgotos e nem educação no trânsito. O que vai sobrar desse município para as futuras gerações? É fogo pra todo lado. Pra tirar de cena a responsabilidade, dizem que é culpa do Pará. O Pará tem a responsabilidade dele, mas é preciso reconhecer que em Parintins, na Vila Amazônia e em outras comunidades estão todas nessa situação.  Estão destruindo as florestas que ainda existem e nós estamos vivendo o verdadeiro caos. Essa é a palavra. E o que mais nos incomoda é que a Secretaria do Meio Ambiente não tem uma política pública, não tem um programa de educação ambiental para despertar as consciências da população. Porque a população provoca também tudo isso porque está alienada, sem qualquer orientação”.

 

Preparativo

 

Na terça-feira (7), os e as organizadores(as) da mobilização se reuniram no ICSEZ/Campus da Ufam em Parintins para debaterem sobre o tema e traçar estratégias para cobrar ações do poder público.

 

Durante a reunião foram muitos as questões levantadas, dentre elas se “há políticas de enfrentamentos e planos para 2024” e se “existem monitoramentos de dados georreferenciados”.

 

Na organização da manifestação estão as entidades: TEIA, GRANAV, FOPINECAF, Rally Ambiental, Associação de Mulheres Vitória Régia de Parintins, Associação dos Docentes da Ufam (ADUA), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e Diretório dos Centros acadêmicos (DCA) do ICSEZ/Ufam.

 

Fonte: ADUA



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL