Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  01/10/2023


Entidades em defesa do funcionalismo público realizam Jornada de Lutas de 2 a 7 de outubro



 

Começa nesta segunda-feira (2 de outubro) a Semana de Mobilização pela inclusão das servidoras e dos servidores federais na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024, arquivamento da Contrarreforma Administrativa (PEC 32/2020) e em defesa dos Serviços Públicos. A programação segue até 07 de outubro, com atividades em Brasília (DF) e nos estados.  A Jornada de Lutas será realizada em conjunto com diversas categorias do funcionalismo federal organizadas no Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Federais (Fonasefe).

 

Na segunda-feira, 16h (horário de Manaus), ocorrerá a live “O impacto do arcabouço fiscal nas políticas sociais e na valorização dos serviços e servidores(as) públicos(as)”, com a participação da economista e professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Sofia Manzano. A transmissão será pelas redes do Fonasefe no YouTube e Facebook.

 

  
No dia 3 de outubro, o funcionalismo de todo país irá realizar mobilizações para marcar o Dia Nacional de Luta pela Soberania Nacional e Defesa dos Serviços Públicos. Em Brasília, a programação prevê a realização de uma Plenária presencial das servidoras e servidores públicos.

 

Algumas seções sindicais do ANDES-SN, como do Cefet de Minas Gerais (Sindcefet/MG SSind.), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Adufrj SSind.) e da Universidade Federal Fluminense (Aduff SSind.) deliberaram por realização de paralisação.

 

Para somar força à mobilização nacional, a ADUA em conjunto com o Sinasefe/AM, o Sintesam e o Sintraam convocam demais entidades representativas do funcionalismo federal no Amazonas para participar de Reunião Ampliada na terça-feira (03), às 16h, no auditório “Professor Osvaldo Coelho” da ADUA, no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em Manaus. Entre os temas a serem discutidos estão análise de conjuntura; a Campanha Salarial 2024 e a rearticulação do Fórum em Defesa dos Serviços Públicos do Amazonas.

 

“O balanço que nós temos até o agora é que as negociações não conseguiram avançar como esperado. Por isso, é preciso que a gente tenha a capacidade de desenvolver um amplo processo de mobilização, para que a gente possa efetivamente ter o servidor público incluído no orçamento federal e a gente possa ter recomposição salarial, a partir de 2024”, ressaltou a  3ª vice-presidente do ANDES-SN, Lucia Lopes.

 

Reunião das Ifes

 

No domingo (1 de outubro) foi realizada reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes) na sede do ANDES-SN, em Brasília (DF), para discussão da campanha salarial 2024.
 

A categoria destacou a insatisfação pela não apresentação do índice de reposição salarial e com as dificuldades enfrentadas nas negociações. A reunião reforçou também a importância das mobilizações na Jornada de Lutas (2 a 7 de outubro), especialmente no Dia Nacional de Luta pela Soberania Nacional e em defesa das Estatais e dos Serviços Públicos, em 3 de outubro.

 

Confira a agenda da Jornada de Lutas:
01.10 - Reunião do Setor Ifes em Brasília;
02.10 - Live sobre o impacto do arcabouço fiscal nas políticas sociais e na valorização dos serviços e servidores públicos, com transmissão a partir da sede do ANDES-SN, às 17h (horário de Brasília);
03.10 - Dia Nacional de Luta pela Soberania Nacional e Defesa dos Serviços Públicos. Fortalecer as mobilizações deste dia nacionalmente, com paralisações;
04.10 - Vigília no MGI pela inclusão dos servidores no orçamento e negociação, já! Além disso, deve haver mobilizações de pressão aos parlamentares;
05.10 - Continuidade das atividades do dia anterior e buscar realização de audiência pública contra a PEC 32;
07.10 - Plenária presencial das servidoras e dos servidores públicos federais, em Brasília, em que será debatida a possibilidade de greve do funcionalismo federal.

 

Fontes: ADUA com informações do ANDES-SN

 

Leia também:

 

Entidades do funcionalismo federal no AM convocam Reunião Ampliada no dia 3

 

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL