Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  20/09/2023


ANDES-SN emite nota de repúdio aos atos de alunos da Unisa em jogo de vôlei feminino



Roberta Carvalho/divulgação 

 

Nos dias 16 e 17 de setembro viralizou um vídeo contendo graves ações de alunos do curso de medicina da Universidade Santo Amaro (Unisa/São Paulo), que se expuseram seminus e simularam atos de cunho sexual durante uma partida de voleibol feminino em um campeonato disputado por calouros de cursos de medicina. O episódio ocorreu entre os dias 28 de abril e 1º de maio e só neste mês se tornou conhecido pela sociedade. O ANDES-SN emitiu nota de repúdio ao ocorrido e “condena veementemente qualquer forma de violência, assédio, discriminação ou abuso. Exigimos que as autoridades competentes conduzam uma investigação completa e imparcial desses incidentes, que podem ser caracterizados como importunação sexual, e tomem medidas legais adequadas contra os responsáveis”. 

 

No dia 18 de setembro a Unisa informou que, após tomar conhecimento dos fatos, expulsou os estudantes do curso de medicina "identificados até o momento". Leia a nota do Sindicato NAcional na íntegra:

 

Nota de repúdio aos incidentes ocorridos durante uma partida de voleibol feminino por estudantes da Universidade Santo Amaro (São Paulo)

 

A Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional manifesta sua mais veemente repulsa aos incidentes ocorridos durante uma partida de voleibol feminino na Universidade Santo Amaro (São Paulo) em que membros do time de futsal masculino da Universidade Santo Amaro, composto por estudantes do curso de medicina, aparecem seminus e realizando atos obscenos. Os incidentes ocorreram em abril de 2023 e apenas recentemente foram divulgados.

 

A Diretoria do ANDES-SN, enquanto representante dos(as) docentes do ensino superior, condena veementemente qualquer forma de violência, assédio, discriminação ou abuso. Exigimos que as autoridades competentes conduzam uma investigação completa e imparcial desses incidentes, que podem ser caracterizados como importunação sexual, e tomem medidas legais adequadas contra os responsáveis.

 

Além disso, instamos a Universidade Santo Amaro a tomar medidas disciplinares apropriadas contra os envolvidos, demonstrando que não tolera tal comportamento em sua comunidade acadêmica. Ao tempo que reforçamos a necessidade de que todas as instituições de ensino promovam uma cultura de respeito, igualdade e segurança entre discentes, docentes e servidores(as) técnico-administrativos. Em especial, é fundamental que as instituições de ensino tenham uma política de combate à violência de gênero.

 

A demora para que o ocorrido venha a público e para que medidas legais e administrativas cabíveis sejam tomadas nos alerta sobre o modo machista em que esta sociedade insiste em se organizar, nos alerta sobre as reiteradas conivências das mais diversas instituições como a importunação sexual, o assédio e o estupro, dentre outras violências sofridas por mulheres (cis e trans).

 

Reforçamos nosso compromisso em lutar por um ambiente acadêmico livre de assédio, abuso e discriminação de gênero, raça e orientação sexual e em apoiar todas as medidas que visem a garantir a justiça e a dignidade para todas as pessoas envolvidas.

 

A violência contra a mulher não é o mundo que a gente quer!

 

 

#bastademachismo!

#machistasnãopassarão!

#pelofimdaviolênciadegênero!

 

 

Brasília (DF), 19 de setembro de 2023.

 

 

Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional

 

 

 

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL