Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  28/08/2023


Campanha salarial, rampa de acessibilidade e encontro da Regional Norte 1 foram pautas em AG da ADUA



 

Docentes sindicalizados(as) à ADUA, em Assembleia Geral Híbrida na tarde do dia 25 de agosto (sexta-feira), decidiram a realização de mobilização na Ufam no dia 30 de agosto (quarta-feira); escolheram os e as participantes no 42º Encontro da Regional Norte 1 do ANDES-SN e aprovaram o projeto de construção de rampa de acessibilidade na sede da Seção Sindical.  

 

A AG foi realizada presencialmente no auditório "Professor Osvaldo Coelho", na sede da Seção Sindical, no campus universitário, em Manaus, e de forma remota por videochamada.

 

O ANDES-SN convocou o dia 30 de agosto como Dia Nacional de Paralisação, porém na AG da ADUA não foi aprovada a paralisação, mas sim mobilização. 

 

Campanha Salarial

 

Na programação estão previstas a relização de roda de conversa, panfletagem, consulta à Calculadora de Perdas Salariais do Dieese e chuva de e-mail aos Deputados do Amazonas. No Setor norte da Ufam em Manaus as atividades serão realizadas às 10h, próximo à cantina do IFCHS;  e no Setor Sul às 16h, próximo à cantina da FCA.

 

A orientação é que nos campi fora de Manaus também sejam realizadas mobilizações.

 

O objetivo é pressionar o governo para efetivas negociações da pauta do funcionalismo público federal no âmbito da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), em especial da categoria docente.

 

Em uma leitura da conjuntura de construção de luta por reajuste salarial, a docente Gisele Costa enfatizou a necessidade da mobilização do dia 30 ser uma “luta corpo a corpo”, com a participação dos e das docentes nos corredores da universidade.  A ideia também foi corroborada por outros(as) docentes, como o professor José Alcimar, que defendeu que “o governo não vai se mover se não houver uma mobilização efetiva”.  

 

O professor Paulo Berti enfatizou que as consequências da desvalorização salarial e da carreira docente têm sido a perda de pesquisadores e pesquisadoras de excelência, que acabam saindo do país ou abandonando as universidades públicas.

 

O esvaziamento da AG foi criticado pelo professor Jorge Barros, fato que tem sido pontuado também em assembleias anteriores. 

 

 

A convocação da AG partiu de indicação da última Reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes) do ANDES-SN realizada nos dias 19 e 20 de agosto, em Brasília (DF), na qual a ADUA foi representada pela 1ª secretária, professora Ana Cláudia Nogueira. O encontro reafirmou a continuidade da mobilização por direitos e pela recomposição salarial do funcionalismo público, com aprovação de um novo calendário de mobilização para pressionar o governo. Leia o relatório da reunião aqui. 

 

 

Calendário

 

Diante da manutenção da Campanha Salarial 2024, da campanha de revogação do Novo Ensino Médio (NEM) e da luta pelo fim das intervenções nas universidades, institutos federais e Cefets, foi aprovado um novo calendário de atividades. Confira as atividades previstas:

 

24/08 – Encerramento do prazo para o governo responder ao ofício entregue pela bancada sindical no dia 18/08;


24/08 – Jornada Nacional contra a Violência Policial;


25/08 – Rodada de assembleias nas seções sindicais;


27/08 – Reunião do Setor das Ifes;


28/08 – Rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente (a confirmar);
 

28 a 31/08 - Jornada de Lutas dos(as) SPFs

 

O ANDES-SN convocou a Comissão Nacional de Mobilização (CNM) para a Semana em Defesa da Educação Pública e da Negociação Salarial, que ocorrerá de 28 de agosto a 01 de setembro, em Brasília. “Durante essa semana, teremos várias atividades planejadas para fortalecer nossa luta por uma educação pública de qualidade e por melhores condições salariais”, afirmou no documento o Sindicato Nacional. A convocação foi feita na Circular nº 274/2023, publicada no dia 21 de agosto. Confira a programação:

 

     - Pressão no parlamento: visita aos gabinetes na Câmara dos Deputados;


     - Construção de audiência com o Ministro da Educação;


     - Realização de Plenária Nacional do Fonasefe e Fonacate e centrais sindicais;


     - Ações locais nas unidades e nos campi das universidades, Institutos e Cefets;


     - Reforço da luta contra qualquer política de Teto de Gastos Sociais, como a Emenda Constitucional (EC) 95 e o Arcabouço Fiscal.

       

      30/08 – Indicativo de paralisação nas seções sindicais e ato público em Brasília 

 

Encontro Regional Norte 1

 

Nos dias 29 e 30 de setembro, em Boa Vista (RR) será realizado o 42º Encontro das seções sindicais da Regional Norte 1 do ANDES-SN, com tema “Amazônias: Territórios, Migrações e Luta Sindical”. As seções sindicais que integram a Regional Norte são: ADUA, Adunir, Adufac, Sesduf-RR, Sinduerr e Sind-UEA.

 

Para participação do evento foram definidos os nomes das professoras Ana Cláudia Nogueira (Faced), Guilhermina de Melo Terra (FIC), Danielle Gonzaga (IEAA), e dos professores Jacob Paiva (Faced), José Alcimar de Oliveira (IFCHS), Tomzé Costa (FIC).

 

A programação do evento também contempla a realização de mesas temáticas com temas “Dinâmicas migratórias na Amazônia hoje” e “Do agro ao carbononegócio: O capitalismo de guerra nas Amazônias”.

 

A AG está disponível no Canal da ADUA no YouTube. 

 

 

Fonte: ADUA 

 

Fotos: Ascom ADUA

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL