Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  24/08/2023


Vitória: Supremo equipara LGBTIfobia à injúria racial



 

 

No país em que mais se mata pessoas LGBTQIA+, o Brasil acaba de dar um passo no combate à opressão por orientação sexual. O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu que atos ofensivos praticados contra pessoas LGBTQIAP+ podem ser enquadrados como injúria racial. A decisão foi tomada na segunda-feira (21).

 

Fruto de mobilizações de movimentos, a equiparação da LGBTfobia como injúria racial foi requerida por meio de recurso apresentado pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT) contra acórdão de outra decisão do STF, de 2019, quando a Corte enquadrou esse tipo de discriminação como crime de racismo (Lei 7.716/1989).

 

Pela Lei, há diferenciação entre racismo e injúria racial. O crime de racismo pune ofensas discriminatórias contra um grupo ou coletividade. Já o de injúria racial penaliza quem ofende a dignidade de outra pessoa, utilizando elementos referentes à raça, cor, etnia ou procedência nacional.

 

Nove ministros votaram para equiparar as ofensas contra pessoas LGBTQIA+ à injúria racial, seguindo o voto do relator, ministro Edson Fachin. O único voto contrário foi do ministro recém-empossado e indicado por Lula, Cristiano Zanin.

 

Fachin argumentou que ao permitir a punição da LGBTIfobia com base no crime de racismo, o entendimento do STF não excluiu a “aplicação das demais legislações antirracistas aos atos discriminatórios praticados, pelo contrário, trata-se de imperativo constitucional”.

 

Essa decisão representa um avanço para que pessoas LGBTQIA+ tenham respaldo jurídico diante dos crimes sofridos por sua orientação sexual ou gênero. Mas, continua a luta pelo respeito aos direitos e por investimentos para o combate à violência e à desigualdade contra essa parcela da população.

 

Fontes: com informações de STF e CSP-Conlutas

 

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL