Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  28/06/2023


28 de junho - Dia Internacional de Orgulho LGBTQIAP+



 

 

Dia de celebrar as conquistas da comunidade LGBTQIAP+. Dia de luta por respeito à diversidade, direitos e políticas públicas. Dia de combater à discriminação, ao ódio, à violência e a opressão por orientação sexual e identidade de gênero.

 

A data relembra a revolta de Stonewall, ocorrida em Nova Iorque em 1969, considerado o marco do movimento. Um protesto em defesa do clube gay Stonewall Inn, aberto em 1967, no bairro de Greenwich Village, foi coibido por policiais. 

 

O clube era alvo frequente de ação da polícia e os frequentadores vítimas de represálias até que, naquela noite, o público não aceitou a abordagem. Cansados da repressão, resistiram e seguem resistindo ainda hoje em todo o mundo!

 

O 28 de junho faz parte do calendário de lutas da ADUA e do ANDES-SN. Em Congresso do Sindicato Nacional foi aprovado um Dia Nacional de Combate à LGBTQIA+fobia nas universidades, institutos e Cefets. Docentes, que fazem parte da comunidade, têm debatido políticas públicas nessas instituições e no ANDES-SN através do Grupo de Trabalho de Políticas de Classe, Questões Étnico-raciais, Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS).

 

 

Pesquisa

 

O Brasil lidera o ranking de país com mais interações de ódio contra as pessoas LGBTQIAP+ nas redes sociais, conforme pesquisa divulgada pela Deep Digital LLYC. O levantamento aponta que o Brasil possui 37,67% do volume de mensagens de ódio a essa comunidade. O levantamento monitorou as mensagens de apoio e ódio contra a população LGBTQIA+ nas redes sociais por quatro anos.

 

No Brasil, “registou-se um decréscimo de 46,24% na comunidade promotora. Ao mesmo tempo, a opositora experimentou um aumento de 13,16%. Além disso, no final de 2022, foi observado um aumento no número de membros da comunidade opositora”, mostra a pesquisa.

 

Entre as pautas de promoção e apoio à população LGBTQIAP+ no país estão a marcha do orgulho, promoção do respeito pelos direitos, sentimento de esperança com o novo governo e denúncia de violência contra mulheres trans nos presídios. Entre as narrativas opositoras, os assuntos mais pautados são adoção de crianças por LGBTQIAP+, ideologia de gênero e supostos privilégios de LGBTQIAP+.

 

“A análise investiga as diferentes comunidades que são protagonistas desta conversa, e coloca um foco especial em analisar se o discurso de ódio contra o coletivo, promovido por comunidades opositoras, está evoluindo e como, neste contexto, o discurso de apoio ao grupo se comporta”, aponta o estudo.

 

O levantamento considerou as redes sociais de dez países nas Américas: Estados Unidos, Brasil, México, Argentina, Colômbia, Chile, Peru, Equador, Panamá e República Dominicana; e dois na Europa: Espanha e Portugal.

 

Na análise por país, a maioria das mensagens promotoras vem dos Estados Unidos (69,08%) quanto ao volume da população promotora. Em seguida, os países que mais contribuem com o volume da conversa promotora global são Espanha (12,62%) e México (5,70%). Quanto aos opositores, o Brasil lidera (37,67%) seguido pelos Estados Unidos (34,71%) e Espanha (11,23%).

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL