Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  07/06/2023


Sindicalizados(as) elegem delegação para o 66º Conad e integrantes do Crad são empossados(as) em AG



 

Nesta terça-feira (6), foi definida a delegação da ADUA para o 66º Conselho do ANDES-SN (Conad), durante Assembleia Geral Híbrida, realizada no auditório “Osvaldo Coelho” da Seção Sindical, e via Google Meet. Na reunião, também foram empossados(as) integrantes do Conselho de Representantes das Unidades (Crad) – biênio 2022-2024. A Estatuinte da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a previsão orçamentária da ADUA e a Constituição de Grupos de Trabalho (GTs) também estiveram entre os temas tratados na AG.

 

Após a leitura dos informes e das proposta de moções (veja aqui), o presidente da ADUA, Jacob Paiva, empossou 20 novos membros do Crad dos campi da Ufam em Manaus, Parintins, Coari, Itacoatiara e Benjamin Constant, eleitos(as) em pleito completar em maio deste ano. Agora, o Crad passa a ser composto por 36 docentes. Os(As) integrantes anteriores tomaram posse no dia 11 de janeiro. Veja a lista completa aqui. 

 

 

“Nós respeitamos a democracia, a diversidade e autonomia do Crad e queremos muito contar com a apoio de todos, todas e todes vocês, inclusive em termos de formação política, pois sabemos do grande desafio de atuar em uma universidade multicampi”, comentou Jacob Paiva.

 

Conselho

 

Na ocasião também foi constituída a delegação para o 66º Conad. Seguindo orientação da Diretoria da ADUA, foram realizadas assembleias descentralizadas nos campi fora da sede que indicaram como observadores(as) os(as) docentes Ângela Oliveira e Marcelo Dayron, no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/Humaitá), e Marinez Souza, no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ/Parintins).

 

Já na AG, foram indicados como observadores(as) os nomes da professores(as) Jocélia Barbosa, Lino João de Oliveira Neves e Elciclei Faria. Com a escolha da docente Jocélia Barbosa, a delegação da ADUA para o 66º Conad foi aprovada com a seguinte composição: Jacob Paiva (delegado); Jocélia Barbosa, Marinez França e Ângela Oliveira (observadoras). E ainda como suplentes de observadores os docentes Sandro Simas de Jesus, Marcelo Dayron, Lino João e Elciclei Faria. 

 

O 66º Conad irá ocorrer de 14 a 16 de julho, em Campina Grande (PB). A temática central será “Na reorganização da classe com inspiração nas lutas e culturas populares”. Nele serão tratados também os seguintes assuntos: Atualização do Debate sobre Conjuntura e Movimento Docente; Atualização dos Planos de Lutas dos Setores e Plano Geral de Lutas; e Questões Organizativas e Financeiras.

 

Grupos de Trabalho

 

Seguindo a ordem da pauta, foram compostos durante a AG os GTs locais sobre temáticas trabalhadas nacionalmente pelo ANDES-N. “A ideia é que esses grupos acompanhem os assuntos tratados nos GTs do Sindicato Nacional e desenvolvam aqui os encaminhamentos como, por exemplo, o uso de cartilhas, e de discussões relevantes para a categoria”, explicou o presidente da ADUA.

 

Foram compostos os seguintes grupos locais: Política Educacional (GTPE) - Jocélia Barbosa, Max Pinheiro, Douglas de Paula, Ângela Oliveira e Solano Guerreiro; Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA) - Ana Cláudia Nogueira, José Alcimar de Oliveira; Maria Eliane Vasconcelos; Welton Oda, Caroline Nogueira e Ana Lúcia Gomes; Ciência e Tecnologia (GTC&T) – Dorinethe Rolim, Douglas de Paula, Keyla de Holanda, Robert Rosas, Alex Régis, Suzana Nunes e Marcelo Seráfico.

 

Também foram compostos os GTs de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) – Amazoneida Sá Peixoto, Rosa Helena Silva, Tomzé Costa, Sheila Vitor, Selda Vale, Jacirema Gonçalves, Marcelo Radicchi, Ana Cristina Belarmino e Elciclei Faria; Política de Classe para as Questões Etnicorraciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCGEDS) – Ana Lúcia Gomes, Elciclei Faria, Iolete Ribeiro, Caroline Nogueira, Danielle Gonzanga e Gilvânia Plácido.

 

Foram formados ainda os grupos de Formação Sindical (GTPFS) – Douglas de Paula, Jacob Paiva, Jocélia Barbosa, José Alcimar de Oliveira e Leonardo Azevedo; Comunicação e Arte (GTCA) – Tomzé Costa, Max Pinheiro e Lucas Milhomens; e GT Carreira – Jorge Barros, Solano Guerreiro, Charles Falcão, Amazoneida Sá Peixoto e Priscilla Dantas.

 

Orçamento

 

 

Em seguida, o 2º tesoureiro da ADUA, Jorge Barros, apresentou a previsão orçamentária da ADUA para 2023 (acesse aqui). O docente explicou que, em razão da pandemia da covid-19, a Seção Sindical conseguiu acumular um “caixa” devido à redução dos gastos no período de 2020 a 2021. Na apresentação foram exibidos a projeção de despesas gerais com pessoal, encargos, serviços prestados de pessoa física e jurídica, contribuição para o ANDES-SN, despesas de viagens e bens de consumo, encargos financeiros e doações a outras entidades.

 

Após a apresentação, o professor Leonardo Dourado sugeriu o estudo da possibilidade de compra de equipamentos e viabilização de local, nas unidades fora de Manaus, para que os(as) integrantes do Crad acompanhem as assembleias e demais reuniões da Seção Sindical. Marcelo Radicchi indicou a criação de ações recreativas (lazer, esporte, arte e cultura) em todos os campi, em atenção à saúde mental dos(as) sindicalizados(as), e Anderson da Costa sugeriu o orçamento para o aprimoramento da estrutura tecnológica da ADUA para a realização das videoconferências. 

 

A 1ª secretária da ADUA, professora Ana Cláudia Nogueira, propôs e a AG aprovou que todas essas sugestões sejam consideradas pela Diretoria e os estudos de viabilidade feitos e apresentados aos(às) sindicalizados(as). Caso sejam aprovados, serão incluídos os novos itens na Previsão orçamentária de 2023. Após a retirada das dúvidas e discussões, a previsão orçamentária foi aprovada na Assembleia Geral, com as devidas ressalvas citadas. 

 

Estatuinte

O último ponto de pauta a ser tratado na AG foi a Estatuinte da Ufam. A Diretoria da ADUA propôs o seguinte encaminhamento: solicitar à presidência do Conselho Universitário (Consuni) da Ufam pautar presencialmente o documento da Estatuinte, produzido pelo Congresso, considerando o trabalho feito pela Comissão nomeada pelo Conselho em 2021, que concluiu o seu trabalho. E ainda que a atual Comissão Especial de Relatoria seja desfeita, uma vez que não foi indicada pelo Consuni, e reivindicar o retorno da relatoria para a ADUA.

 

“Isso para que possamos garantir efetivamente que os conselheiros e as conselheiras do Consuni entendam todo o processo (...) a ADUA estava no processo desde o início e poderia ser a relatora do processo, não há necessidade de montar uma Comissão Especial de Relatoria (...) a própria ADUA propôs, em 2021, que se montasse essa Comissão formada por todas as categorias para a sistematização, o que foi feito”, explicou a 1ª secretária da ADUA. A Plenária aprovou o encaminhamento do ofício à Reitoria da Universidade sobre o tema.

 

Entenda o processo da Estatuinte:

 

A primeira fase da Estatuinte da Ufam foi concluída em 2011 e a segunda etapa no ano de 2013.  Ao final de 2021, o Consuni constituiu uma comissão para a sistematização do processo da Estatuinte e apresentação e votação no Consuni.

 

A Comissão foi formada por docentes, discentes, técnico-administrativos(as) e comunidade externa, finalizou os trabalhos e apresentou o resultado ao reitor da Ufam, Sylvio Puga, em 22 de maio de 2022. Tal processo conta no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) com a numeração 23105036876/2021-81.

 

“Apesar da conclusão dos trabalhos da Comissão, não foi realizada a reunião presencial solicitada para a votação do texto, que aponta que não há nenhum impedimento jurídico”, explicou Ana Cláudia Nogueira. Em maio de 2023, a ADUA descobriu que o reitor designou, por meio de despacho, uma Comissão Especial de Relatoria, que não tem nenhum membro da antiga Comissão, nem representantes de discentes e TAEs. Em razão disso, a ADUA e o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam) enviaram um ofício solicitaram esclarecimentos, mas a Reitoria, até o momento, não deu retorno às entidades.

 

Fonte: ADUA

 

Fotos: Daisy Melo e Sue Anne Cursino/ Ascom ADUA



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL