Documento sem título






     Artigos




  31/01/2023 - por José Alcimar de Oliveira





 

 

O capital, na sua fase mais predatória, triangulado pela militarização da vida, neoextrativismo e megamineração, converteu o Brasil no maior laboratório mundial de produção de barbárie.

 

É a terra promissora dos saques. Já não se trata mais do correto desafio entre "socialismo e barbárie" posto por Rosa Luxemburgo. Segundo o irredento Mészáros, é  preciso acrescentar ao desafio da nossa  Rosa Vermelha: "barbárie, se tivermos sorte - no sentido de que o extermínio da humanidade é um elemento inerente ao curso do desenvolvimento destrutivo do capital".

 

A bem conjugada rota, programática e insana, do colapso ambiental construída pelo sistema do capital, no presente da nossa Amazônia e do mundo, já não é mais uma aporia, mas uma via de mão única, já prenunciada pelo meu santo de profana devoção, Walter Benjamin.

 

Fragmentos de Filosofia Radical II

 

O temor maior, nessa República que nunca foi, é a impunidade de sempre. Da anistia conspirada pelo alto, haja vista que o Brasil já é, há muito, o país das emergências, das estruturadas e sempre repostas saídas tangenciais. Nunca sabemos a cada dia que tragédia nos guarda o dia seguinte. É o dito, recidivo e pós-moderno estado ideológico do eterno presente, refratário à história e à memória. E segue a marcha da tragédia normalizada e azeitada pelo cotidiano irrefletido.

 

Fragmentos de Filosofia Radical III

 

(Tempo do capital, tempo da infâmia)

 

O tempo, em distintas concepções, sempre ativou a mais elevada reflexão filosófica.

 

Tempo como imagem móvel da eternidade em Platão.

 

Tempo como distensão da alma em Santo Agostinho.

 

Tempo como forma de sensibilidade a priori da razão pura em Kant.

 

Tempo como princípio da verdadeira autoconsciência em Hegel.

 

Tempo como espaço histórico da formação humana em Marx.

 

Tempo como tecido de nossa vida, segundo Antônio Candido.

 

E o tempo da Amazônia? É ele comensurável ao tempo do capital?

 

O modo de apropriação do tempo pelo ser social dos povos originários é a mais consistente negativa à expropriação do tempo da Amazônia pela predatória forma de pensar e viver promovida pelo sistema do capital.

 

A alma do tempo da Amazônia não se encontra no espírito do capitalismo, mas antes na forma de vida dos povos originários.

 

O dominante paradigma cartesiano da cultura ocidental, greco-romana e judaico-cristã, permanece hostil e indiferente ao tempo vivido, medido e pensado pelos povos originários da Amazônia.

 

O povo Yanomami, que neste 2023 ganhou visibilidade mundial pelas imagens eloquentes do secular e programático genocídio promovido pela gramática do capital contra os povos originários do Brasil, é hoje a vítima tornada paradigma da violência ecocida presidida pela arrogância da decadente forma burguesa de vida. Neste povo originário, em cada criança Yanomami, habita a Amazônia verdadeira, resistente e anticapitalista.

 

*José Alcimar de Oliveira é professor de Filosofia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam)

 

Foto: Chico Batata/Greenpeace

 



Galeria de Fotos