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Promessas do Reuni ainda não saíram do papel



Um sinal de que o programa REUNI está “fazendo água” pode ser sentido quando uma universidade do porte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que tem cursos com notas 6 e 7 pelo MEC, informa que as obras e contratações de professores prometidas ainda não saíram do papel. Ela, como todas as universidades públicas do país, aderiu ao REUNI e agora pensa em revisar as metas. A questão é que na UFRGS a adesão teve o apoio e incentivo da Associação de Docentes, desligada por iniciativa de um grupo majoritário de professores do Andes-SN.

Desde o lançamento do programa pelo MEC, o Andes-SN tem um posicionamento contrário a essa forma de expansão da educação superior no país e criticou suas metas calcadas em parâmetros produtivistas e que precarizam o trabalho docente e o processo educativo, que deve ser de qualidade.

De acordo com reportagem no UOL do dia 04 de abril, o presidente da Associação de Docentes da UFRGS, Celso Scherer, continua a defender o REUNI, mas está “só razoavelmente satisfeito”. Ele está preocupado com os cortes orçamentários e com a baixa velocidade das reformas. Para Scherer, é importante “fazer as mudanças” com mais rapidez.

A construção de novos prédios, especialmente para os cursos de engenharia, também não começou. Segundo dados oficiais da reitoria, as obras estão com os cronogramas atrasados em mais de dois anos. O primeiro prédio será entregue apenas no final do ano.

Outra preocupação é com a média de estudantes por professor. Na prática, a UFRGS está dentro da meta do Reuni de limitar essa densidade a 18 estudantes, mas em alguns cursos é possível encontrar salas de aula com mais de 70 alunos. No curso de Relações Internacionais, segundo informação do DCE (Diretório Central de Estudantes), muitos estudantes assistem às aulas de pé por falta de cadeiras. Para o estudante Caio Dorsa, da executiva do DCE, “há muitos problemas de infra-estrutura, especialmente no Campus do Vale (afastado cerca de 20 km do centro de Porto Alegre). Somos favoráveis à ampliação de vagas, desde que haja verbas para manter a condição de ensino e pesquisa desses estudantes”.

Além disso, a criação de 12 novos cursos está longe de ser uma realidade. Estudantes do programa de Políticas Públicas, uma das graduações oferecidas pela expansão do REUNI, reclamam que se transformaram em “alunos-nômades” – vinculados ao Departamento de Sociologia, têm aulas também nos cursos de Economia e Educação, localizados no Campus Central.

Também o problema é de falta de professores, agravada com as medidas anunciadas de corte de 50 bilhões de reais no orçamento. Dos 410 necessários para os novos cursos, foram contratados até agora apenas 240. Não há indicação, por parte do governo, de alteração desse quadro. Os alunos da UFRGS reclamam da inexistência de professores para as disciplinas criadas, dentre eles Engenharia da Automação, Serviço Social e Biotecnologia.

É de se lamentar apenas que professores que se prepararam, estudaram muito para fazer concurso para lecionarem nessa e noutras universidades públicas do país estejam agora enfrentando toda essa dificuldade. Assim como os estudantes, que estão vendo o sonho de ter um ensino de qualidade não acontecer por inexistirem salas de aula adequadas.
O exemplo da UFRGS serve para todas as demais onde o REUNI estabeleceu regras de uma expansão desordenada e caótica. No caso da Ufam, essas situações são percebidas na mobilização de docentes e alunos que ocorre em algumas unidades do interior.

Fonte: Adua-SS



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