Documento sem título






     Notícias






Para 90% dos brasileiros, educação integral é ‘necessária’



RIO - Um pesquisa da Fundação Itaú Social, realizada pelo Instituto Datafolha, mostrou que 90% dos brasileiros consideram a educação integral necessária para o futuro das novas gerações. O levantamento foi feito em todo o Brasil, em abril deste ano, para investigar a percepção sobre práticas de ensino já adotadas por redes de ensino no país.

Os resultados revelaram que 63% dos brasileiros com 16 anos ou mais já ouviram falar do ensino integral, sendo que 40% o associam ao aumento da carga horária na escola e 22% a atividades extracurriculares. O aumento da jornada escolar é a percepção mais comum entre quem estuda ou estudou na rede particular (50%).

Após a rodada de perguntas sobre o que sabiam sobre o assunto, os entrevistados recebiam um cartão explicativo a respeito da educação integral. Depois de compreenderem o conceito, 90% dos entrevistados responderam que a educação integral é necessária. Além disso, 50% acreditam que traz melhora no nível da educação, 30% responderam que é necessária porque ocupa o tempo livre de crianças e adolescentes e 23% enxergaram a prática como uma forma de evitar criminalidade, violência e o uso de drogas.

Há também 12% que apontam a prática como um investimento no futuro, pois prepara o jovem para o mercado de trabalho e ainda 12% que percebem que os pais podem trabalhar mais despreocupados.

Quase todos os entrevistados (90%) acreditam que a escola é o ambiente onde crianças e adolescentes podem aprender coisas importantes para a vida. Em segundo lugar, foi mencionada a casa, o ambiente familiar (57%), particularmente nas classes A/B. A igreja também foi citada por 27%.

Para os 10% que não consideram a educação integral necessária, os aspectos de fragilidade destacados para este tipo de política são a incapacidade da escola em melhorar o aprendizado quando há falta de estrutura familiar, a falta de verba do governo e o afastamento da convivência familiar. Espontaneamente também foi citado o cansaço que o ensino integral pode gerar nas crianças, dificultando o aprendizado.

Fonte: O Globo



Galeria de Fotos