Documento sem título






     Notícias




  21/12/2020



Diretoria do ANDES-SN emite nota contra nomeação autoritária de reitor na Unifei



Vinte instituições federais de ensino entre universidades, institutos e centros federais estão sob intervenção no país. Desde o ano passado, o presidente Jair Bolsonaro tem nomeado interventores para as reitorias das instituições, seja pela indicação de nomes que não estavam em primeiro na lista tríplice ou que não participaram da consulta acadêmica. A última intervenção ocorreu no dia 10 de dezembro, na Universidade Federal de Itajubá (Unifei) de Minas Gerais, em que o governo indicou o segundo colocado na votação realizada entre estudantes, docentes e técnicos da universidade.

 

Em enfrentamento a essa onda de intervenções, o ANDES-SN lançou a campanha virtual "Autonomia e Democracia: Reitor/a eleito/a é Reitor/a Empossado/a". Na quinta-feira (17/12), o Sindicato Nacional também lançou uma nota contra a nomeação autoritária na Unifei. Confira o documento completo:

 

 

 

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN CONTRA A NOMEAÇÃO AUTORITÁRIA DO INTERVENTOR EDSON DA COSTA BORTONI COMO REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÀ

 

Na última quarta-feira, 09/12/2020, o Ministério da Educação (MEC), dando continuidade ao conjunto de ataques às instituições de educação superior brasileira, nomeou para o cargo de reitor da Universidade Federal de Itajubá o professor Edson da Costa Bortoni.

 

O reitor eleito pela comunidade acadêmica e confirmado no CONSUNI foi o professor  Marcel Fernando da Costa Parentoni.

 

O  novo  interventor  de  Bolsonaro  na  UNIFEI  perdeu  a  eleição,  ficando  em segundo lugar na consulta a comunidade da UNIFEI, realizada em 09 de setembro de 2020.  Foi  o  3º  colocado  na  votação  realizada  no  Conselho  Universitário  da Universidade Federal de Itajubá – CONSUNI, no dia 14 de setembro de 2020.   O ANDES-SN expressa a sua solidariedade à comunidade da UNIFEI e reforça o seu repúdio a mais esse ataque de Bolsonaro à autonomia das universidades. 

 

Exigimos e  lutaremos  pelo  respeito  à  vontade  das  comunidades  e  pela nomeação do(a)s dirigentes eleito(a)s.

 

Continuaremos ao lado do conjunto das comunidades acadêmicas e de todas as seções sindicais para ampliar a luta contra as intervenções, exigindo a plena efetivação da vontade das comunidades acadêmicas nos processos de escolhas do(a)s reitores e reitoras das IES brasileiras.

 

Brasília (DF), 17 de dezembro de 2020.

 

Diretoria Nacional do ANDES-SN



Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: