Documento sem título






     Notícias




  04/12/2020



Agenda de dezembro: Mobilizações em defesa da autonomia universitária e contra a Reforma Administrativa



Diante dos ataques dos governos federal e estaduais às universidades, institutos federais, Cefet e aos serviços e servidores públicos, professores e professoras de todo o país cumprem a uma agenda de mobilizações nesta primeira quinzena de dezembro. A luta contra a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, a Reforma Administrativa, também é uma das bandeiras a ser defendida nos atos.

 

A agenda de luta é organizada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e entidades do setor da Educação.

 

No sábado (5), às 14h (horário de Brasília), o ANDES-SN participa da 3ª Plenária Nacional dos Servidores Públicos e Trabalhadores das Estatais. O encontro irá debater a luta unificada dos servidores públicos - federais, estaduais e municipais - e trabalhadores das estatais contra a Reforma Administrativa e as privatizações de empresas estatais e em defesa do auxílio emergencial de R$ 600. Durante a Plenária, está previsto a construção de um Dia Nacional de Luta contra a Reforma Administrativa, previsto para 10 de dezembro.

 

Na terça-feira (8), a partir das 18h30, irá ocorrer uma Plenária em Defesa da Democracia e Autonomia nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), com reitores eleitos não empossados, parlamentares, representantes de entidades sindicais e movimentos sociais, da comunidade acadêmica e sociedade geral. A atividade será realizada na sede da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (Adunb) e transmitida pelo ANDES-SN e Adunb.

 

No dia seguinte (9), diretores do ANDES-SN participarão, junto com representantes de outras entidades, de uma audiência pública no Congresso Nacional, a partir das 9h. A atividade irá tratar das intervenções do governo Bolsonaro na nomeação de reitores das Ifes e sobre a Reforma Administrativa. A audiência será transmitida pela TV Câmara e pelo canal no YouTube. No mesmo dia, às 15h, ocorre uma audiência com os reitores não empossados, no Ministério da Educação (MEC).

 

Na quinta-feira (10), atos presenciais - respeitando as medidas de segurança sanitária impostas - e atividades virtuais por todo o país irão marcar o Dia Nacional de Luta contra a reforma Administrativa. Em Brasília (DF), está prevista uma carreata saindo do Palácio do Buriti, sede do governo distrital, em direção ao Congresso Nacional, a partir das 8h.

 

"O ANDES-SN tem se empenhado na mobilização contra essas pautas urgentes e prioritárias que são as intervenções nas instituições e a Reforma Administrativa. A primeira é um processo sério de ataque à autonomia e à democracia nas instituições federais de ensino. Essas intervenções vêm acompanhadas de processos muito graves de perseguições políticas a professores, processos administrativos e até criminais contra estudantes, técnicos e professores”, declara a presidente do ANDES-SN, Rivânia Moura.

 

Agenda

 

Dia 08/12

8h30 – Reunião do Fonasefe

16h – Reunião das Entidades da Educação. Local: Auditório da Adunb SSind.

18h30 – Ato Nacional em Defesa da Democracia e da Autonomia das Instituições Federais de Ensino e Pesquisa

 

Dia 09/12

9h – Atividade no Congresso Nacional

14h – Ida ao Ministério da Educação

 

Dia 10/12

8h - Ato Nacional em Brasília

 

Fonte: ANDES-SN com edição da ADUA



Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: