Documento sem título






     Notícias




  02/12/2020



Nova diretoria toma posse e divulga ações de dezembro



A nova diretoria do ANDES-SN tomou posse nesta terça-feira (01º/12) e permanecerá à frente da instituição no biênio 2020-2022. Devido à pandemia de Covid-19, a posse foi realizada durante o 10º Conselho do Sindicato Nacional (Conad) Extraordinário transmitido ao vivo para todo o Brasil, da sede do sindicato, em Brasília (DF).

 

Em seu último discurso como presidente do ANDES-SN, Antonio Gonçalves, elencou os avanços alcançados pelo sindicato em meio ao governo de Jair Bolsonaro, marcado por retrocessos civilizatórios, e destacou a necessidade de continuar o enfrentamento às reformas antidemocráticas que tornam as relações de trabalho mais precarizadas e eliminam direitos.

 

Antonio lembrou, ainda, as inspiradoras lutas da classe trabalhadora em países sul-americanos, como o Chile e a Bolívia, para reforçar que direitos são alcançados por meio da organização dos trabalhadores, da unidade e da capacidade de se defender de ataques. “A nossa luta deve continuar para derrotar o governo de Jair Bolsonaro. Vamos ocupar as ruas para ampliar as nossas lutas e consolidar ainda mais o ANDES como um sindicato independente e autônomo”, disse.

 

A presidente eleita do Sindicato Nacional, Rivânia Moura, destacou a necessidade de engajar esforços para lutar contra o racismo estrutural, a lgbttifobia e contra a reforma administrativa, que tem o objetivo de precarizar direitos trabalhistas e desmontar as universidades públicas do país. “Vou usar uma frase do escritor João Guimarães Rosa: ‘o que a vida quer da gente é coragem!’ É urgente a organização da luta contra a reforma administrativa e contra a conjuntura nacional de um governo de extrema-direita que alia uma severa política de ajuste fiscal ultraliberal ao profundo conservadorismo”, disse.

 

Próximas ações

 

Rivânia informou sobre ações que ocorrerão ainda neste mês de dezembro. No dia 8, o ANDES-SN participará de uma plenária nacional com reitores e reitoras eleitos não empossados, na qual reforçará a necessidade de Jair Bolsonaro reconhecer os eleitos; no dia 10, a entidade participará de ato nacional em Brasília, que mostrará a resistência dos servidores municipais, estaduais e federais contra a Reforma Administrativa e junto aos movimentos sociais reforçarão a necessidade de permanência do auxílio emergencial.

 

A presidente do Sindicato Nacional informou que será intensificada a articulação com o movimento estudantil e dos técnicos, a fim de garantir a defesa da autonomia e da democracia nas universidades públicas, institutos federais e Cefet, e anunciou a primeira campanha da nova diretoria que, na semana de 14 a 18 de dezembro, estará empenhada na organização de uma frente contra as intervenções nas universidades.

 

O evento foi encerrado com uma emocionante live show do compositor e cantor Chico César, disponível nas redes sociais do ANDES-SN.

 

Fonte: ANDES-SN com edição da ADUA



Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: