Documento sem título






     Notícias




  10/01/2023



Em defesa da Democracia e contra tentativas golpistas, ADUA participa de ato em Manaus



Foto: Daisy Melo 

 

Sem anistia! Essa foi a palavra de ordem nas ruas de todo o país durante mobilização em defesa da democracia, na segunda-feira(9). Em Manaus (AM), docentes sindicalizados e sindicalizadas à ADUA - Seção Sindical do ANDES-SN participaram do ato no Largo São Sebastião. A concentração começou às 17h e nem a chuva atrapalhou a manifestação de dezenas de pessoas, entre elas integrantes de movimentos sociais, populares, estudantis, sindicatos, partidos políticos e estudantis.

 

A mobilização respondeu à necessidade de um posicionamento nacional diante dos atos antidemocráticos ocorridos em Brasília(DF), no domingo (08). A diretoria do ANDES-SN convocou suas seções sindicais a participarem das atividades, e esteve presente em um ato em frente ao Palácio do Buriti, sede do poder Executivo do Distrito Federal.

 

Em fala pública, o presidente da ADUA, professor Jacob Paiva (Faced), enfatizou a permanência da categoria docente na luta em defesa do Estado Democrático de Direito. 

 

“Nós entendemos que a possibilidade do nosso país ser um país igualitário, justo e fraterno não pode ser a base de um sistema autoritário ditatorial. Tem que ser uma construção da classe trabalhadora, por meio do processo democrático. E nós não poderíamos nos furtar de hoje estarmos aqui, junto com todos e todas para dizer de novo à sociedade que os fascistas não ganharão essa batalha. Nem nas urnas, como não ganharam, muito menos nas ruas. E que nós estaremos vigilantes lá na Ufam, professores, estudantes e técnicos(as) administrativos(as), para chamar a comunidade da nossa Universidade Federal do Amazonas a estar nas ruas, a estar ombro a ombro, com todos os movimentos que se somarem nesse país, em uma unidade de luta pela defesa do processo democrático, contra os fascistas e a favor de um país livre, soberano, igualitário e justo. Vamos todos continuar atentos na rua, na luta, para derrotar os fascistas. Fascistas não passarão!”, disse. 

 

Em nota pública divulgada na manhã do dia 9 de janeiro, a ADUA expressou repúdio à tentativa do projeto golpista e conspiratório que levou extremistas da direita às ações de depredação de instituições públicas no Distrito Federal (Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Superior Tribunal Federal) no domingo, 08 de janeiro de 2023. Leia a nota na íntegra aqui.

 

Além da ADUA, uma série de outras entidades locais e nacionais se manifestou contra os atos terroristas praticos pela extrema direita bolsonarista no domingo e convocaram a toda a soceidade para as manifestações realizadas em todo país no dia seguinte ao episódio. Entre elas estiveram o ANDES-SN, a CSP-Conlutas, o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam), o Sindicato dos Docentes da Universidade do Estado do Amazonas (Sind-UEA) e a reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

 

Fonte: ADUA

 

Foto: Sue Anne Cursino 

 

Foto: Sue Anne Cursino 

 

Foto: Daisy Melo 

 

Foto: Sue Anne Cursino 

Foto: Daisy Melo 

 

Foto: Daisy Melo 

 

Foto: Sue Anne Cursino

 

 

Fonte: ADUA



Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: