Documento sem título






     Notícias




  13/11/2022



Nota de Pesar - Graça Barreto



 

É com pesar que a ADUA - Seção Sindical do ANDES-SN comunica o falecimento, neste domingo (13 de novembro), da professora aposentada da Faculdade de Educação (Faced), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Maria das Graças Carvalho Barreto. A docente foi diretora da ADUA nos biênios 1994-1996 e 1996-1998.

 

O colega de Graça Barreto e atual diretor da ADUA, José Alcimar de Oliveira, escreveu que perderam hoje a irredenta professora a Educação Pública, a Ufam, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a ADUA - Seção Sindical, a Educação Popular, a Pedagogia Indígena e a Luta Social.

 

“Graça, como a tratávamos, tinha em sua constituição ontológica a força da irresignação, da inteligência, da memória, da liberdade de espírito, da crítica a tudo que bloqueia e oprime a dignidade do ser social, de modo especial a dignidade das crianças vítimas dos abusos, da violência e da opressão da gramática do capita”.

 

Alcimar conta que teve a alegria da presença de Graça Barreto como professora de Didática Geral, em 1980, na graduação em Filosofia, na Ufam e, em 2008, como colegas da primeira turma de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia, na UFAM.

 

“Neste momento, ela já está congraçada com Neide Gondim, Conceição Derzi, Paulo Monte, entre outras e outros colegas que nunca se renderam à confraria dos contentes e ao burocratismo que hoje domina a vida acadêmica. Graça com seus ‘palavrões’ (na verdade, palavras necessárias) subtraía peso e hipocrisia à vida sob a ordem da moral burguesa. A Professora Graça partiu contra nossa vontade. Sua memória permanece. De sua existência só podemos conservar o que ativa a alegria da luta para superar tudo que perverte e diminui o bem viver”.

 

A Seção Sindical se solidariza com a dor dos familiares, colegas de docência e discentes.

 

Graça Barreto, presente!

 

Hoje e sempre!



Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: