Documento sem título






     Notícias




  27/10/2022



Professor Osvaldo Gomes Coelho é homenageado com nome em auditório da ADUA



 

Fundador e primeiro presidente da ADUA, o professor Osvaldo Gomes Coelho foi homenageado, na manhã de quinta-feira (27), ao dar nome ao auditório da Seção Sindical. A cerimônia de descerramento da placa ocorreu na sede da Seção Sindical e contou com a presença da Diretoria da ADUA e de familiares do docente, que faleceu de covid-19 em abril de 2020.  Osvaldo foi professor do Filosofia da Universidade Federal do Amazonas (1965 a 1991) e um dos mais importantes defensores da Educação Pública no Estado. 

 

“O professor Osvaldo foi um exemplo para cada um de nós, temos um respeito muito grande pela memória dele, que participava sempre nas assembleias, fazia questão de fazer uma fala, sempre muito contundente, coloca a todos nós em reflexão nesses momentos, ele é uma fonte de luz para que a gente permaneça na luta, por isso, diante da importância do professor Osvaldo, nós decidimos homenageá-lo, nomeando o nosso auditório com o nome dele”, disse a presidente da ADUA, professora Ana Lúcia Gomes.

 

 

Durante a solenidade, o 2º vice-presidente da ADUA, professor José Alcimar de Oliveira, discursou sobre suas memórias com o homenageado. “Tenho muitas recordações do professor Osvaldo, primeiro como professor do curso de Filosofia, em 1980, depois como colega de Departamento, eu entrei em 1986, convivemos na docência por cinco anos até ele se aposentar, ele saiu da sala de ajuda, mas não da militância, só saiu da militância por conta da covid-19, mas era sempre uma presença marcante na ADUA, inclusive participando do nosso grupo Educar para a Cidadania, que chamávamos de nosso MEC, ele merece essa homenagem porque ele participa daquele memorial dos imprescindíveis”, discursou o docente.

 

 

Durante a cerimônia, o professor de Filosofia e ex-presidente da ADUA, José Belizario Neto, juntamente com a Diretoria da ADUA, fez a leitura do cordel “Professor Osvaldo Coelho continua entre nós”, composto por ele após a partida do fundador da Seção Sindical. Em um dos trechos, o docente afirma “fica somente conosco/Sua energia positiva/O seu pensar coletivo/A sua ação combativa/A defesa do oprimido/Dos pobres, dos excluídos/De forma definitiva (...) Osvaldo está entre nós / Na ‘veia’ de guerra, ADUA / Um local de resistência / Onde a luta continua / No debate de assembleia / E onde tiver plateia / Com lutadores na rua”.

 

 

Participaram da cerimônia Ellen Coelho Simões, Vinícius Coelho Simões e Eliana Araújo Coelho, respectivamente, filha, neto e companheira do professor Osvaldo. “Eu fico muito feliz com essa homenagem da ADUA para o meu pai, quando eu o questionei uma vez porque ele continuava vindo mesmo depois de perder um pouco a visão, ele disse ‘eu vou por esses, por esses que não sabem, que precisam abrir os olhos, a nossa luta é diária, é pra sempre, e vocês continuam, e isso que é importante para a memória, a continuação dessa luta, e era como ele fala a gente luta ‘pelos meninos’ - que eram os alunos – eles precisam’ de uma educação de qualidade’, ele dizia”, disse emocionada durante a solenidade, Ellen Simões.

 

 

 

Osvaldo Coelho, Presente! Hoje e Sempre!

 

Um dos primeiros sindicalizados à ADUA, Osvaldo acumulou uma trajetória de mais de 40 anos de luta na entidade. Nas eleições para a diretoria do sindicato estava sempre entre os primeiros a participar da votação. Além de presença marcante e cheia de vigor nas assembleias, o professor era um dos mais envolvidos nas atividades do sindicato.

 

“O mesmo ideal, que eu tinha na época em que junto com outros companheiros resolvemos fundar a associação, que era para defender os interesses dos professores e da comunidade universitária de um modo geral, a própria comunidade manauara e amazonense, esse mesmo pensamento ainda está me movendo, é por isso que eu não me afasto (…) enquanto eu tiver forças para me mover, eu estarei aqui”, disse em uma das assembleias da ADUA.

 

Osvaldo Coelho foi também um(a) dos(as) homenageados(as) pela ADUA no “Memorial 2021 - Sementes da UFAM”, que relembrou a trajetória de membros da comunidade acadêmica da Universidade que partiram de março de 2020 a março de 2021, um dos mais trágicos períodos da pandemia de covid-19 no Amazonas. No documento, consta o cordel “Professor Osvaldo Coelho continua entre nós”.  

 

Fonte: ADUA



Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: