Documento sem título






     Notícias




  19/10/2022



Nota da ADUA - Seção Sindical sobre caso na UEA, em Tabatinga



 

A ADUA – Seção Sindical do ANDES-SN imitiu nota na qual se posiciona contrária às declarações racistas, homofóbicas, xenofóbicas, transfóbicas e de explícita aversão às políticas de inclusão proferidas durante a palestra “Conservadorismo, Progressismo e Modernidade: O desenvolvimento Tecnológico e Sociocultural do Brasil no Século XX”, realizada na 10ª edição do Encontro Internacional de Pesquisa, Ensino e Ciência (EIPECAM), evento ocorrido de 10 a 15 de outubro na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no campus de Tabatinga, financiado por edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Além das falas com temas negacionistas e anticientíficos, houve também exposição de armas de alto calibre pelo Exército Nacional.

 

A participação dos palestrantes, com falas falsas sobre a produção de ciência no país e de elogios ao atual Governo Federal, foram rechaçadas pela comunidade acadêmica. Pessoas que estavam participando do evento se posicionaram contrárias às falas e se retiraram do local em prostesto. No dia 14 de outubro (sexta-feira), diversos membros das comunidade acadêmica da UEA, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologias (Ifam) fizeram uma mobilização em frente ao campus da UEA. Sindicatos e outras entidades também divulgaram notas de repúdio à referida palestra.  

 

Fontes: ADUA com informações de A Crítica e Mídia Ninja 

 

A seguir, leia a nota da ADUA na íntegra: 

 

Nota da ADUA - Seção Sindical 

 

A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas – ADUA - Seção Sindical do ANDES-SN – manifesta seu irrestrito apoio à comunidade acadêmica do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga, da Universidade do Estado do Amazonas (CTSB-UEA), e repudia veementemente as declarações racistas, homofóbicas, xenofóbicas, transfóbicas e de explícita aversão às políticas de inclusão proferidas por palestrantes no dia 13 de outubro de 2022, no X Encontro Internacional de Ensino e Ciências na Amazônia, no CTSB. 

 

Este sindicato repudia quaisquer formas de discriminação e preconceito praticados no seio da sociedade e, principalmente, nos ambientes acadêmicos. O espaço de uma Instituição Pública de Ensino não pode servir de palco para atos e falas de natureza atentatória ao Estado Democrático de Direito. Defendemos uma sociedade democrática, em que a educação seja de qualidade, laica, gratuita, universal e socialmente referenciada. A ADUA - Seção Sindical não tolera nenhuma forma de discriminação: social, de cor, credo, etnia e gênero. Sigamos na luta e vigilantes.

 

 

Diretoria da ADUA - Seção Sindical

Biênio 2020-2022

Manaus (AM), 19 de outubro de 2022



Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: