Documento sem título






     Notícias




  05/10/2022



Diretoria do ANDES-SN emite nota sobre o segundo turno da eleição presidencial



 

 

A Diretoria do ANDES-SN publicou, nesta quarta-feira (5 de outubro), uma nota sobre o segundo turno das eleições presidenciais brasileiras, que tem como candidatos o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva e o atual presidente Jair Messias Bolsonaro. No documento, a entidade se posiciona pelo voto em Lula no dia 30 de outubro "para continuar nas ruas com independência e autonomia", direitos expressivamente atacados por Bolsonaro durante todo o seu mandato.

 

No documento, o Sindicato Nacional justifica que o governo Bolsonaro-Mourão é um dos mais nefastos da História do país. "Constantes ataques à educação pública, às ciências, ao conhecimento e às liberdades democráticas; degradação das condições de vida da classe trabalhadora; incentivo à destruição dos biomas brasileiros, especialmente da floresta amazônica e seus povos; ataques machistas, racistas, xenofóbicos, capacitistas e LGBTQIAP+fóbicos; pauperização e fome da população, com 33 milhões de pessoas sem ter o que comer; além das 686 mil mortes por Covid-19", destaca.

 

Em Circular complementar à nota, o Sindicato Nacional propôs algumas estratégias: 1) aderir à consigna: ‘Votar em Lula para derrotar Bolsonaro, nas urnas e nas ruas!’; 2) realizar rodada de assembleias/plenárias para construir estratégias para o 2º turno; 3) reativar ou criar comitês nas universidades juntamente com estudantes e servidora(e)s técnico-administrativa(o)s, para organizar ações de rua nas periferias e interiores; 4) ações e atividades de campanha, descentralizadas, nas periferias e interiores; 5) realizar ações como ‘Universidade na Praça’.

 

 

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN SOBRE O SEGUNDO TURNO DA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL: VOTAR EM LULA PARA DERROTAR BOLSONARO NAS RUAS E NAS URNAS!

 

A Diretoria do ANDES – Sindicato Nacional se dirige ao conjunto da categoria, neste momento de extrema gravidade, para se posicionar sobre o segundo turno da eleição para Presidente da República.

 

Nossas ações sempre se pautaram pela defesa da democracia, reconhecendo que, embora limitado, o processo eleitoral deve respeitar todas as candidaturas que se apresentam para o pleito.

 

A candidatura do atual presidente, que alcançou o segundo turno eleitoral, tem reiteradamente manifestado a possibilidade de desrespeito ao pleito, com questionamentos quanto às decisões das instituições responsáveis por organizar e fiscalizar as eleições e ao funcionamento das urnas eletrônicas. E o faz propalando ameaças golpistas e incitando as pessoas que o apoiam a fazerem uso da violência política.

 

O conjunto da obra de Bolsonaro-Mourão à frente da Presidência é dos mais nefastos da história do nosso país: constantes ataques à educação pública, às ciências, ao conhecimento e às liberdades democráticas; degradação das condições de vida da classe trabalhadora; incentivo à destruição dos biomas brasileiros, especialmente da floresta amazônica e seus povos; ataques machistas, racistas, xenofóbicos, capacitistas e LGBTQIAP+fóbicos; pauperização e fome da população, com 33 milhões de pessoas sem ter o que comer; além das 686 mil mortes por Covid-19.

 

A política adotada pelo governo Bolsonaro-Mourão confirma que está em curso um projeto fascista. É muito preocupante a comprovação, no primeiro turno das eleições, de que mais de 43% do(a)s eleitore(a)s votaram pela continuidade da política genocida e de extrema direita.

 

A candidatura de Bolsonaro/Braga-Netto não faz parte do campo democrático. Há real ameaça de reeleição e um segundo mandato colocaria a nossa frágil democracia sob risco ainda maior.

 

Assim, a Diretoria do ANDES-SN se posiciona pelo voto em Lula, no dia 30/10/22, porque tem a responsabilidade e o compromisso em avaliar que o contexto eleitoral impactará nas condições de luta, de existência dos Sindicatos. Para o ANDES-SN continuar nas ruas, com independência e autonomia, é fundamental derrotar Bolsonaro nas urnas.

 

A gravidade do momento exige “Votar em Lula para derrotar Bolsonaro nas ruas e nas urnas!”.

 

Por fim, reafirmamos a defesa da autonomia e da independência do Sindicato Nacional e que permaneceremos em luta defendendo nossas pautas.

 

Brasília (DF), 05 de outubro de 2022. Diretoria do ANDES Sindicato Nacional



Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: