Documento sem título






     Notícias




  09/09/2022



ANDES-SN indica leitura da “Carta aos Brasileiros e às Brasileiras em defesa do Serviço Público e das Servidoras e Servidores”



 

Diante de um cenário de precarização das condições de vida do povo trabalhador, fome, carestia e as crescentes restrições de liberdades democráticas, o serviço público se torna ainda mais essencial para atender às demandas da população e combater as desigualdades. Considerando essa conjuntura, o Fonasefe lançou a “Carta aos Brasileiros e às Brasileiras em defesa do Serviço Público e das Servidoras e Servidores”. O ANDES-SN indica a leitura do documento nos dias 10 (Fora Bolsonaro) e 14 de setembro. 

 

“É importante destacar que são os serviços públicos que concretizam direitos sociais para a população. É por meio do serviço público que saúde, educação, previdência, assistência social, moradia, segurança e tantas outras necessidades da classe trabalhadora e do povo pobre se tornam direitos conquistados”, diz trecho o documento. Os interessados e as interessadas podem assinar o documento aqui.  

 

Em um país como o Brasil, o serviço público é um setor estratégico para atender à população e diminuir as desigualdades. Apesar dessa extrema relevância para a população, em especial, a mais pobre, diversas contrarreformas que retiram direitos têm sido realizadas no país. O Fonasefe chama atenção que é preciso fortalecer a luta para impedir mais retrocessos.

 

“É preciso revogar a EC [Emenda Constitucional] 95, que congela investimentos sociais e libera recursos do Fundo Único para o pagamento de juros e amortizações da dívida com os bancos. Também é importante realizar uma auditoria da dívida, revogar a contrarreforma trabalhista que retira direitos históricos da classe trabalhadora e as contrarreformas da previdência, colocando o país numa escalada de violência contra as populações LGBTQIA+, indígenas, trabalhadores rurais e de retirada de direitos”, afirma o Fórum na Carta.

 

Para o lançamento da Carta e a mobilização das categorias e da população em torno de suas reivindicações, serão realizados atos no dia 14 de setembro, com a leitura pública do documento. "O ANDES-SN orienta que suas seções sindicais participem desse calendário do Fonasefe e organizem atos públicos nas Instituições de Ensino Superior (IES). Sugerimos, também, que avaliem a possibilidade de ações artístico-culturais, faixaços, projeções etc., para ampliar a audiência para os atos e a Carta".

 

O Sindicato Nacional ressalta ainda que, sem prejuízo para as ações do dia 14, indica que a Carta seja lida e distribuída nos atos do dia 10 de setembro, parte do calendário da Campanha Nacional Fora Bolsonaro.

 

#SOSServiçosPúblicos #ServidoresnaLOA2023 #EnterraPEC32

 

Fontes: com informações do Fonasefe e do ANDES-SN



Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: