Documento sem título






     Notícias




  19/07/2022



Revista do ANDES-SN homenageia poeta amazonense Thiago de Mello



 

O ANDES-SN lançou o n. 70 da Revista Universidade & Sociedade (U&S) durante o 65º Conad, realizado de 15 a 17 de julho, em Vitória da Conquista (BA). A edição tem como tema central “Retorno presencial e pandemia: desafios do trabalho docente no contexto das transformações educacionais”. Composta por textos que dialogam a conjuntura política, social e os ataques enfrentados pela categoria docente, a revista também homenageia a Semana de Arte Moderna de 1922 e o poeta amazonense Thiago de Mello. 

 

Marcada por uma forte concepção artística, a n. 70 da U&S traz na capa uma composição de imagens alusivas à pandemia, à ocupação das universidades e à resistência docente, retratadas em desenho que reproduz a técnica de xilogravura, também uma alusão a capa do catálogo da exposição da Semana de Arte Moderna de 1922. 

 

Dois artigos contemplam as reflexões referentes ao tema central, sendo: “O desafio do retorno presencial e do financiamento do ensino superior público: lutar e resistir para ‘não passar a boiada’” e “A universidade na pandemia”. Já a solidariedade do ANDES-SN e seções sindicais frente às tragédias pauta a reportagem da edição. 

 

A seção Debate compartilha resultados da pesquisa documental intitulada “Uma abordagem histórico-conceitual dos movimentos sindicais na UFRGS em contexto de intervenção nas universidades federais”, a qual aborda reflexões sobre o momento crítico de ataques e intervenções vivido pelas universidades federais brasileiras desde 2019, capitaneado pelo presidente Jair Bolsonaro, com ênfase no contexto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

Um texto assinado pela filha do poeta Thiago de Mello e uma biografia feita pelo Instituto Thiago de Mello convidam leitores e leitoras para um breve passeio sobre a vida e obra do amazonense, falecido em 14 de janeiro deste ano, e considerado um dos mais respeitados poetas do país. “É a primeira vez, então, que estou trabalhando com meu pai, sem que ele esteja presente. Se faz o pathos gregos: ‘a necessidade da presença de uma ausência’”, escreveu Isabella Thiago de Mello.

 

Ópera do café e Ode ao burguês, de Mário de Andrade, se fazem presentes na edição, assim como Di Cavalcanti, Belmonte e Péricles, que têm seus traços homenageados na revista. São palavras e imagens críticas essenciais para a reflexão no contexto de fome e miséria do povo brasileiro, o qual urge o espírito crítico e de resistência.

 

 

Formação docente

 

São 30 anos de existência da Revista U&S, publicação de análises e debates fundamentais para o meio docente, instrumento de formação para os filiados e as filiadas do ANDES-SN, e suas seções sindicais, bem como para a comunidade em geral.

 

“As produções divulgadas possuem densidade teórico-política profunda e analisam questões conjunturais que marcam as lutas em que se insere a educação e questões estruturais que embasam os elementos de conjuntura, constituindo-se de um fórum de debates sobre a temática da educação brasileira”, afirma a publicação.

 

A revista está aberta à colaboração de docentes e profissionais interessados (as), que desejem compartilhar seus estudos e pesquisas.

 

A revista foi distribuída aos e às participantes e também pode ser lida aqui.

 

As normas para colaboração e as edições on-line estão disponíveis no site do Sindicato Nacional.  

 

Fotos: ANDES-SN 

 

Fontes: ADUA com informações do ANDES-SN 



Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: