Documento sem título






     Notícias




  06/07/2022



Manifestantes mantêm luta por Educação e demais Serviços Públicos, em Brasília



 

A luta não para. Servidoras e servidores federais, entre eles(as) docentes, mantiveram, nesta terça-feira (5), a pressão, em Brasília (DF), em defesa dos Serviços Públicos brasileiros, entre eles da Educação pública, gratuita e qualidade. As atividades fazem parte da Jornada de Lutas iniciada na segunda (4) e que segue até quinta (7).

 

Com faixas, cartazes, bandeiras e instrumentos musicais, representantes do ANDES-SN, da ADUA e de demais seções sindicais, além de outras categorias, ocuparam o saguão de desembarque do aeroporto da capital federal para “recepcionar” as e os parlamentares. No período da tarde, as e os manifestantes reforçaram a mobilização se concentrando em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados e das Deputadas.

 

Também no período da tarde, representantes do Sindicato Nacional se reuniram com deputados(as) e senadores(as) e entregaram documentos, solicitando a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para a investigação dos desvios de recursos no Ministério da Educação (MEC).

 

Essa é uma das reivindicações da Jornada de Lutas. Também fazem parte das demandas das trabalhadoras e dos trabalhadores a suspensão dos cortes no orçamento nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e o atendimento da pauta do Setor da Educação, protocolada no dia 14 de junho deste ano.

 

Com demais categorias do funcionalismo federal, os e as docentes também cobram a recomposição salarial emergencial de 19,99%; a revogação da Emenda Constitucional (EC) 95, que criou o Teto de Gastos, e o arquivamento da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32, a Contrarreforma Administrativa.

 

Programação

 

06 de julho

 

Manhã - Reunião com o(a)s parlamentares sobre os orçamentos.

14h - Vigília em frente ao Anexo II da Câmara dos(as) Deputados(as) e visita aos

gabinetes dos(as) parlamentares.

 

07 de julho

 

10h - Manifestação pela imediata abertura da CPI da Educação (local a confirmar).

 

Fotos: Lázaro Mendes e André Luiz/ANDES-SN

 

Fonte: com informações do ANDES-SN



Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: