Documento sem título






     Notícias




  24/06/2022



Bolsonaro interferiu em investigação sobre ex-ministro da Educação, afirma MPF



 

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou, nesta sexta-feira (24), uma manifestação, apontando que o presidente da república, Jair Bolsonaro, interferiu no caso do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, investigado por envolvimento em esquema para liberação de verba do Ministério da Educação (MEC). O MPF indica a suspeita dos crimes de violação de sigilo funcional e favorecimento pessoal e pede que o caso seja encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

 

“O MPF vem requerer o auto circunstanciado nº 2/2022, bem como o arquivo de áudio do investigado Milton Ribeiro que aponta indício de vazamento da operação policial e possível interferência ilícita por parte do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro nas investigações”, diz o documento assinado pelo procurador da República, Anselmo Henrique Cordeiro Lopes.

 

Grampo

 

Apesar de sido flagrado em grampo da Polícia Federal (PF) admitindo que tinha receio de uma ordem de busca e apreensão, o ex-ministro foi liberado na tarde de quinta (23), um dia após sua prisão, durante a operação Acesso Pago. A investigação apura o envolvimento de Ribeiro nos crimes de corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência. Em março deste ano, Bolsonaro havia afirmado que colocaria "a cara no fogo" por Ribeiro. 

 

Além do ex-ministro, o desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), Ney Bello, mandou revogar a prisão preventiva dos outros dois pastores envolvidos no esquema: Gilmar Santos e Arilton Moura.

 

No grampo da PF, Milton Ribeiro admite que tinha “receio” de uma ordem de busca e apreensão pela investigação que apura a instalação de um “gabinete paralelo” no MEC. “O assunto dos pastores… é uma coisa que eu tenho receio um pouco é de… o processo… fazer aquele negócio de busca e apreensão, entendeu?”, diz o ex-ministro na conversa interceptada pelos policiais.

 

Na decisão do juiz da 15ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal, Renato Coelho Borelli, constam os fundamentos que levaram à prisão preventiva de Ribeiro. Entre eles está o de ‘conveniência da instrução criminal, em virtude do contexto de conversas interceptadas na investigação, em que foi possível vislumbrar eventual conhecimento das apurações com contornos de interferência”.

 

‘Bolsolão do MEC’

 

Em março deste ano, o jornal O Estado de São Paulo revelou que Gilmar Santos e Arilton Moura tinham acesso livre ao gabinete de Milton Ribeiro e intermediavam encontros do então ministro com prefeitos. Ao jornal, as prefeituras denunciaram cobrança de propina em dinheiro, bíblia e até ouro, por parte dos pastores, afim de obter a liberação de verbas.

 

Arte: Desenho do Nando

 

Fonte: com informações do Terra e Correio Braziliense



Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: