Documento sem título






     Notícias




  20/06/2022



Setor das Ifes encaminha debate sobre indicativo de greve no dia 27 de junho



 

 

 

O Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes) do ANDES-SN indicou nova rodada de assembleias (20 a 24 de junho), com pauta sobre indicativo de greve em 27 de junho. O encaminhamento foi feito, no dia 11 de junho, após reunião de representantes das seções sindicais. Também foi decidida a intensificação de mobilizações nas universidades, institutos federais e Cefets e a realização de uma Semana de Lutas, em Brasília (DF).

 

Na nova rodada de assembleias, além de decidir sobre o indicativo de greve, os professores e as professoras deverão deliberar sobre a Ocupação das instituições de ensino federais públicas de 27 a 29 de junho, e a construção de uma Semana de Lutas contra os cortes orçamentários, as privatizações e em defesa da educação pública, de 4 a 7 de julho.

 

"Nesse momento é fundamental termos como foco a construção da greve da Educação em função dos ataques colocados como os cortes na Educação, a tentativa de cobrança de mensalidades nas universidades, institutos e Cefets, as nossas condições de trabalho, a realidade que estamos vivendo nas universidades diante das políticas de assistência e da própria questão do retorno presencial nas instituições em que houve um descaso com as condições sanitárias para estarmos nesse ambiente coletivo”, comentou a 2º secretária do ANDES-SN, Francieli Rebelatto.

 

Na reunião do Setor das Ifes do dia 11 de junho, foram apresentados os resultados das últimas assembleias locais, que tinham como pauta debater a greve no setor da Educação. Os e as docentes debateram sobre a situação vivenciada nas instituições e das condições sociais, políticas e econômicas do país.

 

“As seções sindicais do ANDES-SN entenderam que era fundamental continuarmos nessa mobilização apontando uma agenda de lutas com atividades nas instituições de ensino e em Brasília para pressionar as e os parlamentares para que aprovem a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que dê conta, minimamente, dos interesses da Educação e Saúde públicas e do serviço público em geral”, afirmou Rebelatto.

 

A reunião do Setor também encaminhou que as seções sindicais manifestem apoio às categorias do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRGS) e da Universidade Federal do Pará (UFPA), que já estão paralisadas; organizem plenárias regionais entre as seções sindicais, no sentido de mobilizar para construção da agenda de luta e greve; produzam outdoors em defesa da educação e dos serviços públicos em todos os estados, além de materiais diversos para intensificar a luta; e construam a greve da educação federal em conjunto com a Fasubra e o Sinasefe.

 

Os resultados dessa nova rodada de assembleias serão debatidos em reunião do Setor das Ifes no dia 25 de junho. O encontro está marcado para ocorrer das 9h às 19h, na sede do ANDES-SN, em Brasília, e terá a seguinte pauta: 1) informes nacionais; 2) conjuntura e resultado das Assembleias sobre a deflagração da greve no dia 27/6; e 3) encaminhamentos.

 

Agenda apontada pelo Setor das Ifes:

 

20 a 24/06 - Realização de rodada de assembleias de base;

 

25/06 - Reunião do Setor das Ifes para avaliação da rodada de assembleias;

 

27 a 29/06 - Ocupação das universidades, institutos e Cefets, com atividades locais de mobilização da categoria e amplo diálogo com a comunidade universitária (rodas de conversa, assembleias, aulas públicas, panfletagem, atividades artístico-culturais, etc.);

 

04 a 07/07 - Semana de Luta em Brasília – Contra os cortes, bloqueios e contingenciamentos orçamentários e por uma LDO que contemple reajuste salarial para todo(a)s o(a)s SPFs;

 

05/07 - Dia Nacional de Luta contra a Privatização e em Defesa das Estatais.

 

 

 

Foto: Aduff/Luiz Fernando Nabuco

 

Fonte: com informações do ANDES-SN



Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: