Documento sem título






     Notícias




  01/06/2022



Bloqueio de verbas para Educação será pauta em protestos nacionais nos dias 9 e 14 de junho



 

 

Estudantes, docentes e outros(as) servidores(as) públicos(as) irão às ruas em todo país, nos dias 9 e 14 de junho, para protestar contra mais um bloqueio do governo Bolsonaro ao orçamento da Educação Pública. ANDES-SN, UNE, Fenet e outras entidades estão construindo as manifestações públicas em razão do corte de R$ 3,23 bilhões no Ministério da Educação (MEC) que afeta o funcionamento das Instituições Federais de Ensino (Ifes) públicas.  

 

Em relação ao ato público no dia 9 de junho, o ANDES-SN e outras entidades de Educação decidiram somar forças ao Dia de Ocupação das Universidades, Institutos Federais e Cefets contra os cortes orçamentários, organizado pela União Nacional dos Estudantes (UNE). A manifestação também irá se posicionar contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206/19, que prevê a cobrança de mensalidade nas universidades públicas.

 

A orientação do Sindicato Nacional que as seções sindicais construam conjuntamente (docentes e estudantes) atos nos estados. “Vamos intensificar nossa luta nas universidades, institutos e Cefets, é o momento de ocupar e intensificar nossa luta em defesa da educação pública, gratuita e socialmente referenciada”, afirmou o ANDES-SN.

 

Já no dia 14, as entidades representativas da Educação e dos Servidores Públicos e das Servidoras Públicas Federais (SPFs) realizarão o Ocupa Brasília. O objetivo é levar às ruas as reivindicações do funcionalismo público que reivindica, desde janeiro deste ano, o reajuste salarial de 19,99%, além das pautas da Educação.

 

"Se pararmos de mobilizar, nós seremos derrotados e engolidos por esse governo. É importantíssimo continuar as mobilizações nos espaços de trabalho, realizar as assembleias para discutir a importância de derrotar urgentemente a política desse governo que quer acabar com as instituições públicas e os serviços públicos nesse país e não iremos permitir", disse o 2° vice-presidente da Regional Nordeste I do ANDES-SN, Cláudio Mendonça.

 

Reunião das Ifes

 

Na última reunião do Setor das Ifes, em 20 de maio, foi deliberado que as seções sindicais devem realizar rodada de assembleias até 9 de junho para discutir sobre a construção da greve do(a)s Servidore(a)s Público(a)s Federais ou da Educação e a realização de um Dia Nacional de Paralisação e o Ocupa Brasília. Os resultados das assembleias serão discutidos na próxima reunião do Setor, no dia 11 de junho.

 

Calendário de Lutas:

 

1) 09 de junho – Atos nos estados e mobilizações nas universidades, institutos federais e Cefets contra os ataques à Educação;

 

2) 11 de junho – Reunião do Setor das Ifes;

 

3) 14 de junho – Ocupa Brasília.

 

Fonte: com informações do ANDES-SN

 



Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: