Documento sem título






     Notícias




  01/04/2022



Diretoria do ANDES-SN tem mandato prorrogado e nova eleição será realizada em 2023



 

As próximas eleições para a Diretoria do ANDES-SN serão realizadas em 2023, conforme definido durante o 40º Congresso do Sindicato Nacional, que se encerra nesta sexta-feira (1), em Porto Alegre (RS). O mandato da atual diretoria foi prorrogado até a realização do pleito. As definições ocorreram, na quarta (3), quando os e as congressistas debateram o Tema 4 – Questões Organizativas e Financeiras.

 

Foi deliberada a mudança estatutária em relação a novos prazos para a realização da eleição. Duas propostas foram apresentadas. Após discussão, foi aprovada a inclusão dos seguintes artigos nas Disposições Transitórias do Estatuto: “Art. XX O mandato da atual diretoria (gestão 2020/2023) fica prorrogado até o dia da posse da nova diretoria eleita” - com 264 votos favoráveis, 9 contra e 80 abstenções – e “Art. 51 A eleição da Diretoria é realizada no mês de maio dos anos ímpares, e convocada pelo(a) Presidente(a) em exercício, com pelo menos trinta (30) das de antecedência da data do início do Congresso ordinário que a precede, ressalvado o disposto no parágrafo único do art. 42” – com 248 votos favoráveis, seis contra e 82 abstenções.

 

 

“Nesse período de pandemia houve o avanço dos ataques à categoria docente com as intervenções das universidades, o corte ao financiamento à Ciência e Tecnologia, os atrasos ao pagamento de bolsas estudantis, e todas as nossas condições como servidor público federal, estadual e municipal. E nesse período, o sindicato precisou também se reinventar. Aprovar a realização das eleições do nosso sindicato em 2023, é fundamental para a centralidade da nossa luta que é derrubar o governo Bolsonaro e o bolsonarismo que tem atacado e matado tanto a nossa população. Essa é a centralidade da luta que a nossa mudança estatutária conseguiu garantir”, afirmou a 2ª vice-presidente do ANDES-SN, Zuleide Queiroz.

 

Dieese, CSP-Conlutas e  41º Congresso

 

Os e as representantes das 89 seções sindicais do ANDES-SN presentes no Congresso debateram e aprovaram a refiliação do Sindicato Nacional ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com o estabelecimento critérios explícitos para pagamento das contribuições financeiras e de prestações de serviços. Decidiu-se ainda que a apresentação, no próximo Conselho do ANDES-SN (Conad) - previsto para ocorrer o segundo no semestre deste ano -, de uma proposta de política para a contratação de instituições de assessoria técnica.

 

Os e as docentes também debateram a manutenção da filiação do ANDES-SN à CSP-Conlutas. Foram diversas as manifestações favoráveis e contrárias. Ao final, foi deliberado que o Sindicato Nacional realizará um balanço sobre a atuação da Central Sindical e o tema voltará a ser debatido também no Conad a ser realizado ainda neste ano. Posteriormente, o encaminhamento do Conad será levado para discussão no 41º Congresso do ANDES-SN, definido para ocorrer em Rio Branco (AC).

 

Fonte: ADUA com informações do ANDES-S



Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: