Documento sem título






     Notícias




  24/02/2022



90 anos da conquista do voto feminino



 

A conquista do voto feminino no Brasil é datada de 24 de fevereiro de 1932, quando oficialmente o Código Eleitoral garantiu às mulheres acima de 21 anos o direito de votar e serem votadas. Porém, na prática, essa garantia era restrita apenas às mulheres com autorização dos maridos ou viúvas com renda própria. Só em 1934, com o sufrágio feminino é que o voto foi liberado para todas as mulheres.  Esse direito é resultado de intensa luta pela igualdade eleitoral, que continua atualmente com a mobilização por maior representatividade feminina na política.

 

Na tese “As filhas de Eva querem votar: dos primórdios da questão à conquista do sufrágio feminino no Brasil (c.1850-1932)”, disponível na Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral, são destacadas a luta pela inserção da mulher na política, e citados os nomes da indigenista Leolinda de Figueiredo Daltro à frente do Partido Republicano Feminino e da bióloga Bertha Lutz, líder da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, como as responsáveis pela articulação do movimento organizado feminino e sufragista no Brasil.   

 

Nove décadas depois, as mulheres representem mais de 52% do eleitorado, porém ainda ocupam poucos cargos na política brasileira. Assim, além de comemorar a conquista do voto feminino, a data é um marco para que se mantenha a luta pelos direitos das mulheres no Brasil.

 

É urgente que haja participação feminina na política, seja no pleito eleitoral ou votando nas urnas. Assim as mulheres poderão manter sua voz e fortalecer a mobilização em prol de suas pautas e em defesa de seus direitos.

 

 

Fontes:  com informação da tese “As filhas de Eva querem votar”, G1, Dourados News

 



Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: