Documento sem título






     Notícias




  07/02/2022



IV Encontro da Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas será em abril



 

O 4º Encontro da Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas (RSISL) irá ocorrer de 21 a 24 de abril em Dijon, na França. O evento foi adiado algumas vezes em razão da pandemia da covid-19.  O encontro terá mais de 10 mesas com temas como novas formas de exploração e organização da classe trabalhadora; luta das mulheres; ecologia; migração; racismo/colonialismo; saúde do trabalhador e da trabalhadora; e local de trabalho.

 

O eixo de atuação da RSISL é apoiar as lutas sindicais em todo o mundo com declarações e mensagens de solidariedade, apoio financeiro, compartilhamento de informações e campanhas de diferentes países.

 

Com a crise econômica agravada e a pandemia, o mundo passou por profundas mudanças no último período, que aprofundaram os ataques dos governos e patrões aos trabalhadores e às trabalhadoras em todo o mundo. O Encontro é justamente um momento para compartilhar essas experiências e debater sobre as perspectivas para o futuro da resistência.

 

“Queremos discutir as lutas dos trabalhadores, tanto no setor público como privado, a luta por território, a questão dos imigrantes, a luta contra a LGBTfobia, o racismo e o machismo, bem como a defesa do meio ambiente, etc”, informa a organização do evento internacional de relevância para a construção da luta independente e de classe.

 

O 4º Encontro da RSISL será realizado no Ethic Etape, Centro de Encontros Internacionais e de Estadia de Dijon, das 15h de 21 de abril (quinta-feira) até 12h de 24 de abril (domingo). As inscrições para participar do encontro estão sendo feita pela internet aqui.

 

A Rede salienta que o encontro possibilita a reflexão coletiva sobre os temas que as organizações consideram prioritários. Também permitirá a adoção de um plano de trabalho e de instrumentos comuns que reforcem o sindicalismo de lutas, anticapitalista, auto gestionário, democrático, ecologista, independente dos patrões e dos governos, internacionalista, e atuante contra todas as formas de opressão (machismo, racismo, homofobia, xenofobia etc).

 

Programação

 

21 de abril

• 13h30-15h: acolhimento, credenciamento e acomodação no alojamento

• 15h-19h: plenária de apresentação / conjuntura internacional

• 21h-22h30: mesa-redonda sobre a Palestina

 

22 de abril

• 9h-10h: plenária de apresentação de cada temática com um recapitulativo dos textos do precedente encontro para Mulheres – Autogestão/controle operário, Migração, Racismo/Colonialismo, Repressão – Saúde do trabalhador e local de trabalho.

• 10h-12h30: trabalho em grupo sobre temáticas

• 14h30-18h: plenária dos grupos de trabalho

• 21h-22h30: mesa-redonda novas formas de exploração e organização dos trabalhadores e trabalhadoras: entregadores, uberização, empreendedores.

 

23 de abril

• 9h-10h: plenária de apresentação do trabalho efetuado por setores professionais na Rede

• 10h-12h30: grupos de trabalho por setores

• 14h30-16h: continuação dos grupos de trabalho por setores

• 16h-18h: plenária dos grupos de trabalho por setores

• 21h: confraternização

 

24 de abril

• 9h-12h: Atualização do texto do manifesto da Rede

 

Saiba mais aqui

 

Fonte: com informações da CSP-Conlutas



Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: