Documento sem título






     Notícias




  01/02/2022



Reajuste já! Entidades organizam ato público em Brasília



 

O ANDES-SN e as demais entidades que integram a defesa do funcionalismo público federal convocam um ato público para esta quarta-feira (2), em Brasília (DF).  A concentração será no Espaço do(a )Servidor(a), localizado entre os blocos B e C na Esplanada dos Ministérios. Em seguida será feita uma caminhada até a Praça dos Três Poderes. Faixaços também estão marcados para serem realizados nas principais capitais do país. A mobilização faz parte do calendário de lutas para pressionar o governo federal pela Reposição Salarial de 19,99% para todas e todos.

 

A bandeira em defesa do reajuste salarial ganha força com a construção de uma luta unificada entre as diversas entidades, centrais sindicais, sindicatos de bases, que defendem os direitos dos(as) servidores(as) públicos(as) federais.

 

Na  Plenária Nacional dos Servidores e Servidoras Federais, ocorrida no formato virtual, na quinta-feira (27/01), foi ressaltada a necessidade do fortalecimento da mobilização nacional e da pressão pelo reajuste salarial. Também foi aprovado um calendário de atividades que prevê, além do ato público desta quarta-feira, a realização de plenárias estaduais, jornada de lutas, estado de greve e indicação de deflagração da greve.

 

Ainda em janeiro, o ANDES-SN definiu, por consenso em reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes), a realização de uma rodada de assembleias entre 17 de janeiro e 11 de fevereiro, para deliberar sobre a construção de greve unificada.

 

Além da reposição salarial, o sindicato nacional pauta a melhoria de condições de trabalho, a revogação da Emenda Constitucional 95 (Teto dos Gastos), a derrubada da Reforma Administrativa (PEC 32/2020) e a construção de uma pauta específica da educação.

 

Durante a plenária nacional, a presidente do ANDES-SN, Rivânia Moura, ressaltou que este em um momento de continuidade ao movimento unificado intensificado no ano passado, e de resistência contra os ataques que a categoria vem sofrendo.

 

“É muito importante entendermos o caminho que percorremos na construção do estado de greve e da necessidade de que isso aconteça. Esse indicativo de greve é a continuidade do movimento da luta”.

 

Confira a agenda de lutas aprovada:

 


02 de fevereiro de 2022: Ato presencial em Brasília (DF) das diversas categorias para pautar audiência com os três poderes; protocolo de pauta de reivindicações; Faixaço por todo o País nos órgãos e prédios públicos

 

02 de fevereiro: Coletiva de Imprensa (15h);

 

07 a 11 de fevereiro de 2022: realização de Plenárias Estaduais e atividades virtuais;

 

14 a 25 de fevereiro de 2022: Jornada de Lutas e Estado de Greve;

 

09 de março de 2022: a depender da resposta do governo à pauta de reivindicações, deflagração da greve a partir do dia 09 de março de 2022.

 

Fonte: ADUA com informações do ANDES-SN, Fonasefe e Fonacate.

 

Leia também:

 

Servidores(as) aprovam calendário de lutas em Plenária Nacional

 

 



Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: