Documento sem título






     Notícias




  17/12/2021



Professor Luiz Fernando recebe homenagem póstuma neste sábado (18)



 

A segunda edição do livro Panóptico verde, do professor Luiz Fernando de Souza Santos, será lançada pelo projeto Manhã Cultural, organizado pela Editora Valer, neste sábado (18), das 8h às 11h, no Parque Municipal do Mindu, em Manaus (AM). A homenagem póstuma será feita pela professora Marilene Corrêa. Luiz Fernando foi docente da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), grande lutador da ADUA e pesquisador de questões amazônicas.  Ele faleceu em março deste ano, vítima de covid-19.

 

Para Marilene Corrêa, este é um momento de homenagem a uma pessoa que acreditou na possibilidade de educação, que estudou e organizou sua vida, carreira e família em função desse pertencimento, de ser um trabalhador intelectual, de trabalhar pra universidade e, além de obter o seu sustento, deixou seu legado para a sociedade.

 

“No viés interpretativo da nossa condição humana, enquanto professores, é o dilema e expectativa que todos tem da gente. Além de ministrar aula, conduzir pesquisa e iniciar as pessoas ao processo de produção do conhecimento, as pessoas ainda cobram uma contribuição à sociedade maior do que essa, ou seja, no sentido de ser um intelectual público, uma pessoa que esclareça sobre as forças sociais, no nosso caso da Sociologia, mas que também possa intervir em favor daqueles que não tem voz, daqueles que não têm a menor oportunidade de ofertar algo além do que seja a sua disponibilidade de trabalhar para sobreviver. Esse é outro viés interpretativo pelo qual a gente lê as intencionalidades do Panóptico verde”, afirma.

 

O “Perigoso”

 

Luiz Fernando de Souza Santos foi um grande atuante na luta militante em prol de uma sociedade mais justa, seja por meio de suas pesquisas, aulas e participação ativa nas assembleias e manifestações sociais. Foi diretor da ADUA na gestão de 2018-2020. Graduado em Ciências Sociais, mestre em Natureza e Cultura na Amazônia pela Ufam e doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

 

Em 2011, durante sua atuação no Congresso do ANDES-SN, em Minas Gerais, recebeu carinhosamente o apelido de “Perigoso”, pela sua atuação ímpar nas causas sociais e luta docente. “Luiz Fernando, grande em vida, continuará maior ainda em nossa memória, e já integra o Grande Memorial do Internacionalismo Socialista”, escreveu o 2º vice-presidente da ADUA, professor José Alcimar de Oliveira, em nota publicada pela seção sindical. 

 

Panóptico verde

 

A segunda edição do livro foi publicado em março deste ano pela editora Valer, pouco antes do falecimento do professor Luiz Fernando. A obra é resultado de pesquisa realizada em 2000, em comunidades ribeirinhas do rio Jaú, na região do rio Negro, e consolida os resultados da pesquisa que o docente desenvolveu durante sua pesquisa de mestrado. A primeira edição foi publicada em 2014, pela Valer e Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam)

 

 

Com olhar para a Amazônia no contexto atual, Panóptico verde apresenta reflexões sobre o contexto amazônico, concluindo que a Amazônia não passa de uma invenção, de um projeto pensado por pessoas ou grupos que desconsideram a sua realidade.

 

A programação do Manhã Cultural será das 8h às 11h, e reunirá mais de vinte escritores para o lançamento de suas obras. Confira a programação:

 

Nome

Obras

Luiz Fernando de Souza Santos (in memoriam). Apresentação da socióloga Marilene Corrêa

O panóptico verde (2º Edição)

Domingos Antônio Raiol (1890-1912). Apresentação do historiador Luís Balkar

Motins políticos

Noemia Ishikawa

Brilhos na floresta

Torü duü’ügü – Nosso Povo

de Pedro Rapozo

Elson Farias

As Náiades

Mirna Feitoza, Ítala Clay de Oliveira Freitas e Wilson Nogueira (orgs.)

Linguagens e comunicação na Amazônia

Dori Carvalho

Entre barras e rios – CD de poemas

 

Foto: Wilson Nogueira/Amazon Amazônia

 

Fontes: ADUA com informações do Amazon Amazônia e editora Valer 



Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: