Documento sem título






     Notícias




  14/12/2021



Votação sobre Plano de Biossegurança da Ufam está previsto para 27 de dezembro



 

Em reunião virtual, o Conselho Universitário da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) adiou, na segunda-feira (13), a votação sobre a atualização do seu Plano de Biossegurança, necessário devido à ocorrência da pandemia da covid-19. O documento ainda não está concluído, segundo o relator da pauta, professor Edson de Oliveira Andrade, e deve conter a obrigatoriedade do passaporte vacinal como requisito para a retomada das atividades presenciais em 2022. A entrega e a votação no Consuni estão previstas para o dia 27 de dezembro.

 

Até o momento, o Conselho de Ensino e Pesquisa (Consepe) da Universidade definiu o retorno às atividades 100% presenciais em 10 de janeiro de 2022. Em Assembleia Geral Virtual da ADUA, realizada na tarde do dia 6 de dezembro, docentes sindicalizados e sindicalizadas decidiram o encaminhamento de demandas da categoria ao Consuni da Ufam.

 

Os pontos encaminhados na AG foram: necessidade da manutenção do protocolo de biossegurança, como uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos; garantia das condições para o atendimento das medidas sanitárias; exigência do passaporte de vacinação; divulgação permanente das orientações para o enfretamento à covid-19; monitoramento do cenário de evolução da pandemia, com exigência da quarentena para as pessoas que testarem positivo para a doença; e encaminhamento para a testagem das pessoas que estiveram em contato com pessoas infectadas pelo novo coronavírus na Ufam.

 

Durante a Assembleia, o 2º vice-presidente da ADUA, professor José Alcimar de Oliveira, reiterou que as orientações devem ser bem divulgadas para a comunidade acadêmica, e que estas não fiquem apenas sob a responsabilidade dos e das docentes. “Haverá a necessidade de um trabalho pedagógico, para não parecer que o professor e a professora estão inventando regras de forma capciosa, fazendo uma exigência. Eles precisam estar amparados por essas divulgações”, disse.

 

As aulas presenciais na Ufam foram suspensas em razão da pandemia em março de 2020 e retomadas de forma remota em setembro de 2020. Já alguns servidores e servidoras da instituição começaram a retomar as atividades presenciais em 1º de setembro deste ano.

 

UEA

 

O Consuni da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) decidiu, no dia 10 de dezembro, pela obrigatoriedade do passaporte vacinal de discentes, docentes e demais servidores e servidoras. A medida teve aprovação unânime e entrará em vigor a partir de janeiro de 2022. A instituição também definiu que o calendário acadêmico permanecerá no formato hibrido.  

 

Foto: Arquivo ADUA

 

Fontes: com informações da ADUA, jornal A Crítica e portal Radar Amazônico



Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: