Documento sem título






     Notícias




  16/11/2021



ANDES-SN inicia preparativos para o 40º Congresso em Porto Alegre (RS)



 

As comissões organizadoras nacional e local do 40º Congresso Nacional do ANDES-SN se reuniram, nos dias 11 e 12 de novembro, para dar início aos preparativos do encontro, previsto para março de 2022, em Porto Alegre (RS). A cidade foi escolhida como sede durante o 39º Congresso, em São Paulo (SP), em fevereiro do ano passado. Esse será o primeiro evento deliberativo presencial do ANDES-SN desde o início da pandemia de covid-19, em março de 2020.

 

“A comissão de organização do 40° Congresso do ANDES-SN esteve reunida durante dois dias em Porto Alegre. Foi um momento muito importante de encontro da comissão local e da comissão nacional de organização do evento, que está empenhada em fazer um grande congresso para nossa categoria. Um congresso que vai se realizar ainda no contexto da pandemia e de suas consequências, com presencialidade, o que nos traz o enorme desafio de pensar em todo o processo de organização, de garantia das condições de segurança sanitária e também de garantia das condições para um bom debate político da nossa categoria”, contou a presidente do ANDES-SN, Rivânia Moura.

 

Rivânia avaliou que a reunião permitiu encaminhamentos em relação aos locais de realização das atividades do congresso. Na quinta-feira (11), as comissões visitaram a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Já na sexta (12), foram ao Memorial Carlos Prestes e também conhecer os hotéis que serão indicados para hospedagem dos e das participantes.

 

“Estivemos na Faculdade de Educação, onde fomos recebidos pela diretora da faculdade. O local vai ser um espaço bastante utilizado durante o congresso, principalmente para a realização dos nossos grupos de trabalho. Pudemos também receber a acolhida da equipe local e perceber a vontade e disposição para realização do Congresso, para que possamos fazer desse congresso presencial um grande momento de reencontro da nossa categoria e de fortalecimento do nosso sindicato e das nossas lutas”, acrescentou. A comissão local é composta por representantes da Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS.

 

Memorial

 

A diretoria nacional do Sindicato Nacional visitou o Memorial Carlos Prestes e entregou ao diretor do espaço a moção de apoio aprovada pelos e pelas docentes, durante o 13º Conselho do ANDES-SN (Conad) Extraordinário. O memorial está sob ameaça de fechamento devido à tramitação de um Projeto de Lei na Câmara Municipal da capital gaúcha que prevê a transformação do local em um memorial de Porto Alegre, apagando seu nome e conteúdo, que faz referência à luta e resistência de Luís Carlos Prestes.

 

“Fomos pessoalmente entregar a moção para o diretor do espaço e para a equipe de trabalho que estava presente, numa ação de solidariedade e de luta pela continuidade do memorial. Foi muito importante para nossa diretoria entregar essa moção e demonstrar o apoio do ANDES-SN”, contou Rivânia Moura.

 

O 40º Congresso estava previsto para ser realizado no primeiro semestre de 2021, mas devido às condições impostas pela pandemia, o encontro foi suspenso. Durante o 13º Conad Extraordinário, em outubro deste ano, as e os docentes participantes reafirmaram Porto Alegre como sede para o encontro presencial.

 

Fonte: com informações do ANDES-SN

 

Leia também 

 

13º Conad Extraordinário define 40º Congresso do ANDES-SN em 2022



Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: