Documento sem título






     Notícias




  12/11/2021



ANDES-SN emite nota de solidariedade a servidores(as) que pediram exoneração do Inep



 

A Diretoria do ANDES-SN emitiu uma nota de apoio e solidariedade às servidoras e aos servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que pediram exoneração. Conforme reportagem do UOL, os motivos da saída foram decisões consideradas não técnicas e assédio moral por parte do presidente do órgão, Danilo Dupas. Os funcionários e as funcionárias eram ligados diretamente ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com provas previstas para 21 e 28 de novembro.

 

“Tal fato, ocorrido no INEP, corrobora com as recorrentes denúncias feitas pelo ANDES-SN no que concerne às práticas nefastas do governo Bolsonaro, especialmente aplicadas nas instituições ligadas à Educação do Brasil, entre as quais os constantes cortes nos orçamentos das instituições públicas educacionais que comprometem e inviabilizam seus funcionamentos”, afirmou a Diretoria do Sindicato Nacional na nota, acrescentando que a ação dos servidores e das servidoras representa um clamor para que a sociedade perceba as ameaças em andamento.  

 

Trinta e um coordenadores(as) do Enem pediram exoneração, na última semana, sendo 29 somente, na segunda-feira (8). Desse total, 27 trabalham em áreas ligadas ao Enem e 22 são coordenadores(as). Os pedidos de demissão coletiva seriam uma forma de pressionar pela saída do atual presidente do Instituto, segundo reportagem do UOL. Dupas é o quarto presidente a assumir o Inep, desde o início do governo Bolsonaro, e um dos mais criticados. E assim como os demais, não tem experiência na área.

 

Apesar da prova estar pronta, a demissão dos(as) servidores(as) ameaça os processos pós-exame e o cronograma para a edição de 2022, que começaria a ser feito nas próximas semanas. Entre os pedidos de exoneração estão os dos coordenadores de Exames para Certificação e o de Logística de Aplicação, profissionais ligados à fiscalização do cumprimento do contrato do Enem nos dias de aplicação, além de funcionários(as) que cuidavam do recebimento da base de dados que servirá para divulgar as notas dos(as) participantes.

 

Leia a nota na íntegra:

 

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN DE APOIO E SOLIDARIEDADE À(O)S FUNCIONÁRIO(A)S QUE PEDIRAM EXONERAÇÃO DE CARGOS DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA-INEP

 

A diretoria do ANDES-SN declara apoio à(o)s funcionário(a)s que pediram exoneração de cargos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-INEP que, às vésperas da realização do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM/2021, manifestaram seu descontentamento com a atual administração da instituição que reflete a política imposta pelo atual governo brasileiro.

 

Tal fato, ocorrido no INEP, corrobora com as recorrentes denúncias feitas pelo ANDES-SN no que concerne às práticas nefastas do governo Bolsonaro, especialmente aplicadas nas instituições ligadas à Educação do Brasil, entre as quais os constantes cortes nos orçamentos das instituições públicas educacionais que comprometem e inviabilizam seus funcionamentos.

 

Entendemos que a ação desses/dessas funcionário(a)s constitui um clamor para que o conjunto da sociedade perceba as ameaças ao andamento das ações do INEP, principalmente quanto à realização do ENEM que se avizinha, previsto para os dias 21 e 28 de novembro de 2021.

 

Declaramos nosso apoio à(o)s funcionário(a)s exonerado(a)s e ao INEP. Precisamos defender a educação e todas as instituições públicas do país que são patrimônio da sociedade brasileira.

 

Todo apoio à(o)s funcionário(a)s exonerado(a)s do INEP!

Em defesa da Educação e das Instituições públicas educacionais do Brasil!

Viva a Ciência!

Fora Bolsonaro e Mourão!

 

Brasília (DF), 11 de novembro de 2021

Diretoria Nacional do ANDES-Sindicato Nacional



Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: