Documento sem título






     Notícias




  19/10/2021



Frente entrega à CPI da Pandemia dossiê sobre a covid-19 entre os indígenas do AM



Atualização em 9h28 de 20 de outubro 

 

A Frente Amazônia de Mobilização em Defesa dos Direitos Indígenas (FAMDDI) entregou, nesta terça-feira (19/10), à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, no Senado, um dossiê sobre a disseminação da covid-19 entre os povos indígenas do Amazonas. A ADUA está entre as entidades que assinam o documento e que participaram da entrega.

 

Por meio do documento, a Frente leva ao conhecimento da CPI um conjunto de casos para que seja investigada a responsabilidade do governo Bolsonaro, por ação ou omissão, para a disseminação da doença e pelo elevado número de mortes entre os indígenas.

 

Conforme levantamento da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), divulgado em maio deste ano, foram registrados 38.566 casos confirmados, 557 casos suspeitos e 932 falecimentos de indígenas pela Covid-19 na região amazônica, sendo que 316 dos óbitos, ou seja 1/3, ocorreu no Amazona.

 

O dossiê de oito páginas da Frente traz detalhes sobre a morte e adoecimento por vovid-19, distribuição de cloroquina e invasões sistemáticas de garimpeiros entre os Yanomami; a morte por covid-19 de Aruká, último ancião do povo Juma; as ameaças aos índios autônomos do Vale do Javari; o negacionismo de missionários que levou indígenas a recusarem a vacinação; a exclusão por parte governo federal dos indígenas de áreas urbanas e não demarcadas; e a morte em série de indígenas do povo Kokama.

 

A entidade solicita ainda aos senadores que o dossiê seja incluído no relatório final da CPI. O documento reúne informações baseadas em depoimentos de lideranças indígenas e de aliados e aliadas da causa indígena, apresentados durante o Encontro “Violações dos direitos indígenas e genocídio no Amazonas”, ocorrido nos dias 29 e 30 de abril de 2021.

 

 

Fizeram parte da comitiva que fez a entrega do dossiê a presidente da ADUA, professora Ana Lúcia Gomes, a deputada federal Joenia Wapichana (Rede/RR); o deputado federal José Ricardo (PT/AM); além de representantes do Cimi; da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas (SJPAM).  

 

Foto: Ricardo Oliveira/Reprodução 

 

Fonte: ADUA com informações da FAMDDI



Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: