Documento sem título






     Notícias




  27/08/2021



Comunidades acadêmicas realizam atos contra intervenção nas Ifes



Crédito: @adufpboficial

 

Como parte das ações da Semana Nacional de Luta contra a Intervenção nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), mobilizada pelo ANDES-SN de 23 a 27 de agosto, docentes, Técnico(a)-administrativos(as) em Educação (TAEs) e estudantes realizaram uma série de protestos nesta semana.

 

Prestes a complementar um ano da posse do reitor interventor, Valdiney Gouveia, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a comunidade acadêmica e integrantes do Sindicato dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba (ADUFPB) realizaram, na quarta-feira (25), uma manifestação em frente à universidade, na quarta-feira (25).

 

Um Comitê de Mobilização protocolou, ainda, um dossiê na Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (Sods) da UFPB e no Ministério Público Federal (MPF). O documento sistematiza fatos que denunciam o autoritarismo e o caráter antidemocrático do processo de intervenção na Universidade e pede a destituição do professor Valdiney da reitoria.  

 

Crédito: @adufpboficial

 

Na quinta-feira (26), o Sindicato das Professoras e Professores da Universidade Federal da Grande Dourados (ADUFDourados) realizou, em frente à Universidade, ato em defesa da democracia e contra intervenção. Já são mais de 800 dias que a instituição segue sob o comando do reitor interventor, Lino Sanabria, nomeado pelo presidente da república, Jair Bolsonaro, apesar da consulta à comunidade acadêmica ter escolhido os nomes de Etienne Biasotto para reitor e Claudia Lima como vice-reitora.

 


Crédito: Karine Yumi/ADUFDourados

 

Com o mote “reitor (a) eleito (a) é reitor (a) empossado (a), em defesa da democracia e autonomia universitária”, o ANDES-SN promoveu, na terça (24) uma live para debater o impacto das intervenções nas Ifes. A programação da Semana de Luta continuou com a veiculação, na quinta (26), nas redes sociais, de informações sobre os perigos das intervenções e a convocação, nesta sexta (27), das seções sindicais e entidades de base na defesa da educação com o tuitaço da hashtag #ForaInterventores.

 

 

Fontes:  com informações do ANDES-SN, ADUFDOurados e ADUFPB

 

Leia mais:

Intervenção não! ANDES-SN defende fim da lista tríplice na escolha de reitoria das Ifes

 



Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: