Documento sem título






     Notícias




  19/08/2021



ANDES-SN e seções sindicais foram às ruas neste dia 18



 

 

O ANDES-SN e outras seções sindicais, além da ADUA, se somaram à luta contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020) e a nova Reforma Trabalhista (MP 1.045), e em defesa dos Correios, das demais estatais e das instituições federais de ensino.

 

Em Brasília (DF), servidores e servidoras se reuniram em frente ao Anexo 2 da Câmara dos Deputados, para pressionar os e as parlamentares a se posicionarem contra as medidas que atacam o funcionalismo e retiram direitos da classe trabalhadora. Participaram do ato na capital federal a diretoria nacional do ANDES-SN e representantes da Associação de Docentes da Universidade de Brasília (Adunb).

 

"O grito que precisa ecoar no Brasil inteiro é o fora Bolsonaro, fora Mourão, fora Guedes e fora todos os generais que estão nesse governo. É preciso dizer isso porque a luta por serviços públicos de qualidade é incompatível com esse governo”, disse a presidente do ANDES-SN, professora Rivânia Moura, que ainda questionou ainda os parlamentares. “Vocês vão ser coniventes com os crimes que esse governo tem cometido? É preciso punir Bolsonaro por todos os crimes que cometeu".

 

Pela manhã, o Sindicato Nacional realizou uma live do ato em Brasília e em cidades de algumas seções sindicais. A transmissão pode ser assistida ou reassistida no canal no YouTube do ANDES-SN.

 

Luta em todo o país

 

Além da ADUA, diversas outras seções sindicais realizaram atos pelo Brasil neste dia 18. Na Bahia, docentes também foram às ruas em Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista e Feira de Santana. Em Fortaleza (CE), o ato, pela manhã, saiu da Praça da Imprensa até a Assembleia Legislativa do Estado, onde, à tarde ocorreu uma Audiência Pública virtual sobre a PEC 32.

 

Em João Pessoa (PB), a manifestação ocorreu em frente ao Ministério da Economia. Já em Aracaju (SE), o protesto ocorreu na Praça General Valadão. Em Recife (PE), pela manhã foi realizada a Feira dos Serviços Públicos, na Praça do Diário, com doação de livros, e ato na Faculdade de Direito do Recife com caminhada até o prédio dos Correios.

 

Em Belém (PA), houve uma marcha pelas ruas da capital rumo à Câmara Municipal de Belém. Em Boa Vista (RR), o protesto começou pela manhã em frente ao prédio da Caixa Econômica Federal. Já em Macapá (AM), servidoras e servidores se reuniram com faixas e cartazes na Assembleia Legislativa do Estado.

 

 

No Mato Grosso do Sul (MS), houve protestos em frente à Universidade Federal, em Campo Grande, e panfletagem em Aquidauana. Em Cuiabá (MT), o ato conjunto dos servidores municipais, estaduais e federais foi na Praça Ulisses Guimarães, em frente ao Tribunal Regional do Trabalho.

 

No Rio de Janeiro, ocorreram vários atos pelas cidades fluminenses como Niterói, Rio das Ostras, Volta Redonda, e uma manifestação no centro da capital. Em São Paulo, além de protestos no interior, na baixada santista e no grande ABC, houve protesto na capital, na Praça da República.

 

No Rio Grande do Sul, em diversas partes ocorreram protestos, panfletagens e passeatas. Em Santa Maria, sindicatos e movimentos sociais realizaram uma aula pública sobre a Reforma Administrativa, na Praça Saldanha Marinho. Em Pelotas, o ato foi no largo do Mercado Público Em Rio Grande, houve panfletagem, no Largo Dr. Pio. Em várias universidades e institutos federais do estado, as seções sindicais colocaram outdoors e faixas expondo os riscos da PEC 32.

 

Fotos: ANDES-SN e seções sindicais

 

Fonte: com informações do ANDES-SN e das seções sindicais



Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: