Documento sem título






     Notícias




  13/07/2021



Revista e exposição fotográfica virtual mantêm comemorações pelos 40 anos do ANDES-SN



 

As comemorações das quatro décadas do Sindicato Nacional continuam. Foram lançadas a edição especial “40 anos do ANDES-SN: luta e resistência” da revista Universidade e Sociedade (U&S) e mais umexposição fotográfica virtual, que contam a trajetória de luta e resistência da entidade. Completados em 19 de fevereiro deste ano, os 40 anos serão celebrados também com uma exposição física, ainda em construção, de documentos históricos na sede do sindicato.

 

Com dezenas de contribuições de docentes que construíram a história do Sindicato Nacional, a edição 68 da revista U&S traz em suas 240 páginas uma colagem com as 70 capas das edições passadas, charge, poesia, entrevistas, depoimentos de ex-presidentes do Sindicato Nacional e uma homenagem ao ex-funcionário do ANDES-SN, Marcos Goulart de Souza, morto pela covid-19 em abril desse ano, e às milhares de vítimas da pandemia no país.

 

O material foi lançado, no dia 2 de julho, durante o 12º Conselho do ANDES-SN (Conad) Extraordinário. Segundo o 3º secretário do ANDES-SN e integrante da editoria executiva da revista, Luiz Henrique Blume, a edição marca "os 40 anos de muita luta e resistência do ANDES-SN e também a comemoração dos 30 anos da U&S, que é uma publicação de qualidade de paginação, editoração e qualidade acadêmica”.

 

A 3ª tesoureira do ANDES-SN e editora-executiva da revista, Jennifer Santos, fez um chamado a todos e todas a acessar a edição 68. "Convidados vocês a folhearem virtualmente a revista no site. Estamos construindo essa edição comemorativa desde janeiro e esse trabalho só fará sentido se, de fato, todos nós valorizarmos aquilo que expressa e sintetiza nessa revista, que é a nossa luta”. A Revista Universidade e Sociedade é uma publicação semestral do ANDES-SN.

 

História

 

Lançada também durante o Conad pela Comissão dos 40 anos do ANDES-SN, a exposição fotográfica virtual conta com 40 imagens, que contam história da entidade nas últimas décadas. Uma exposição com fotografias e cartazes históricos, na sede do sindicato também está em construção, assim como outros materiais que contam a história da entidade, como podcats e vídeos. 

 

"A exposição virtual traz imagens de luta que representam um pouco da nossa história em greves, assembleias, reuniões, Conads, Congresso, que são momentos emblemáticos e importantes desses 40 anos. Esse site também traz um espaço para um programa novo de comunicação que é o ‘Memória Viva’, com relatos das e dos professores, das e dos funcionários do sindicato, que compõe a história da entidade. Trouxemos para o site também a Linha do Tempo, criada pela antiga diretoria, para que a gente acompanhe de perto as ações e eventos realizados pelo sindicato”, explicou a 2ª secretária do ANDES-SN e participante da comissão, Francieli Rebelatto.

 

A Revista U&S é uma publicação semestral, editada pelo ANDES-SN, cujo intuito é fomentar as pesquisas e debates relacionados tanto às experiências no campo da pesquisa acadêmica como oriundos das experiências sindicais e sociais acerca de temas de relevância para as lutas empreendidas pelos e pelas docentes em busca de uma universidade pública, gratuita e de qualidade, em âmbito nacional.

 

Fonte: com informações do ANDES-SN



Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: