Documento sem título






     Notícias




  12/07/2021



Não à Reforma Administrativa: Funcionalismo realiza Encontro Nacional em 29 e 30 de julho



 

Como parte da luta para barrar a Reforma Administrativa (PEC 32/2020), será realizado virtualmente o Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Serviço Público em 29 e 30 de julho. A contrarreforma de Jair Bolsonaro e Paulo Guedes ataca direitos de servidoras e servidores e prejudica, principalmente, a população que depende dos serviços públicos.   

 

Irão participar do encontro centrais, entidades sindicais, movimentos e frentes que estão trabalhando conjuntamente por meio do Fórum dos Servidores Públicos das Centrais Sindicais para impedir a destruição dos serviços públicos no Brasil.

 

“A ampliação da mobilização do funcionalismo público para impedir a Reforma Administrativa é urgente e necessária. A destruição dos serviços públicos é parte da política ultraliberal do governo Bolsonaro de entregar ao mercado mesmo os serviços mais essenciais à população por meio do desmantelamento dos serviços públicos”, disse a dirigente da Secretaria Executiva Nacional da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas) e da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), Adriana Stella.

 

As informações sobre as inscrições para o encontro nacional serão divulgadas em breve. Não haverá eleição de delegados e delegadas. Cada Fórum Estadual indicará as e os participantes para a Plenária Nacional, a ser realizada antes do encontro.

 

Orientações

 

Antes do encontro nacional, serão realizadas atividades estaduais e regionais, durante o mês de julho. Inicialmente, serão feitos debates nos municípios e nas bases sindicais sobre os impactos da PEC 32 no serviço público e o planejamento de iniciativas unitárias de mobilização local, estadual e nacional para levar as informações sobre a reforma a toda comunidade. Em seguida, serão realizadas Plenárias Estaduais para reunir e organizar nos estados o trabalho de mobilização.

 

A CSP-Conlutas orienta as entidades do setor público das três esferas a organizar as atividades em suas bases e em estados como debates, reuniões e outras iniciativas. A central indica, ainda, a formação de fóruns locais, regionais e/ou estaduais para organização das plenárias, espaços que devem ser construídos de maneira mais diversa possível com o conjunto do ativismo.

 

O objetivo central é construir, durante o encontro nacional, a plataforma de lutas e mobilizações. Já em 3 agosto está previsto o início das mobilizações em Brasília (DF), considerando a abertura das atividades do segundo semestre do Congresso Nacional.

 

PEC 32/2020

 

O governo Bolsonaro, por meio do ministro da Economia, Paulo Guedes, encaminhou ao Congresso Nacional o Projeto de Emenda Constitucional (PEC 32/2020) que trata da Reforma Administrativa do Estado Brasileiro. As propostas contidas neste projeto, que está sendo debatido na Comissão Especial, têm amplo impacto sobre os municípios, estados e a União, nos poderes executivos, legislativos e judiciário.

 

Diversas entidades – entre elas a ADUA, o ANDES-SN e a CSP-Conlutas – têm se mobilizado para retirar da pauta do Congresso Nacional essa contrarreforma que, além de um ataque ao funcionalismo público, representa a destruição do serviço público.

 

 

Calendário

 

1ª etapa

09 a 18 de julho: atividades municipais e locais para analisar os impactos da PEC 32 e encaminhar iniciativas de mobilização local. Materiais de apoio estarão disponíveis em www.contrapec32.com.br.

 

2ª etapa

19 a 25 de julho: Plenárias Estaduais unitárias que reúnam representantes locais para organizar e planejar as mobilizações no estado. Criação de um Fórum Estadual unitário dos servidores e das servidoras para articular as mobilizações nos estados e fazer trabalho junto aos parlamentares. Cada Fórum Estadual deve indicar participantes para a Plenária Nacional, que contará com a participação das entidades nacionais de servidores e servidoras das três esferas e a participação das entidades sindicais locais.

 

3ª etapa

29 e 30 de julho: Encontro Nacional. No dia 29/07, irá ocorrer uma live de abertura, às 19h (horário de Brasília) e no dia 30/07, às 9h a Plenária Nacional de Organização do Plano Nacional de Mobilização. Às 17h do mesmo dia, está prevista a live de lançamento do Plano Nacional de Mobilização.

 

4ª etapa

03 de agosto – Ato Nacional em Brasília, que será definido durante o Encontro Nacional

 

Acesse o panfleto da campanha aqui

 

Fotos: CSP-Conlutas 

 

Fonte: com informações da CSP-Conlutas



Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: